Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Somos a nossa própria marca

Publicado em 20/07/2021 - 17:12 Por Marcela Mesquita
destaque
Créditos da imagem: Canva


O ano era 2014. Me lembro bem que curtia um show com um grupo de amigos. Papo vai, cervejinha vem… as gargalhadas foram aumentando… até que um rapaz se aproximou fez aquela pergunta: "você não é a moça da TV?" Na hora, brinquei que era a "gêmea boa" da Marcela... mas a noite terminou ali.


Fiquei preocupada com o que o telespectador pensaria de mim (besteira pura). Claro que não fiz nada demais, afinal, o que é que tem de errado em curtir uma balada em um sábado de folga? A culpa não é minha, não é sua… é das pessoas que não separam quem é você quando está fora do ambiente corporativo. E, de fato: elas não separam!


Hoje entendo quando entrei para a TV, ganhei um sobrenome: virei a "Marcela Mesquita da TV Integração". E sei da responsabilidade que tenho tanto com a minha imagem, quanto com a imagem da empresa. Acredito que jamais devemos mudar a nossa essência, mas vivemos em um mundo onde as pessoas julgam o tempo inteiro. Infelizmente é assim! Por isso, pensando de forma estratégica, temos que ter muito cuidado com nossas opiniões. Já parou para pensar que todos nós temos um grande poder de influência? Na internet os meus dedinhos ficam querendo comentar tudo sobre temas polêmicos como política! Mas aprendi que é bom (e necessário) "segurar a onda".


É muito importante que as pessoas tenham uma visão real de quem é você. E, pra isso, temos que trabalhar bem o branding. Oi? Branding é um conjunto de estratégias para que as pessoas tenham uma imagem específica sobre você, marca, produto ou serviço. É impossível separar a nossa vida em caixinhas. Não existe só a vida amorosa… só a profissional… não tem como criar separações.

 

As pessoas têm focado muito na construção do branding das marcas e se esquecem de trabalhar a imagem pessoal. Isso é uma falha! Quando escolhemos produtos estamos muito mais ligados à experiência e à conexão. Não compramos de empresas, compramos de pessoas. E pessoas confiam em pessoas bem mais do que em marcas e produtos.

 

"Ah, Marcela… mas eu ainda sou estudante, ainda sou estagiário(a)... será que devo trabalhar a minha imagem desde já?" Claro! Vale muito pensar desde hoje: qual é a marca que eu estou construindo em relação a mim? Se você constrói o seu branding pessoal desde bem cedo, você está muitos passos à frente de outros profissionais. ;)

 

Dicas para trabalhar o branding pessoal:

 

#1 Se enxergue como uma marca.

 

#2 Defina seus objetivos

 

#3 Conheça bem o seu público.

 

#4 Seja responsável com a sua imagem

 

#5 Seja verdadeiro (a)


A minha vida fez muito mais sentido quando me aceitei como sou e entendi que não era necessário me vestir de um jeito que não é o meu ou falar bonito com palavras que não combinam comigo. O branding pessoal é sobre autoconhecimento. E aí, você se conhece bem? 

;

;

Tags: comununicacaodobem
 Marcela Mesquita Marcela Mesquita
Comunicação Do Bem

Marcela é jornalista, repórter da TV Integração e MBA em Comunicação Digital. É professora universitária e apaixonada por natureza, pessoas e animais.

Leia também: Romantizar não é humanizar