Venda online: a LIVE SHOP funciona mesmo?
Publicado em 02/08/2021 - 20:10 Por Marcela MesquitaAcredito muito que a comunicação tem mudado (para melhor) mas uma modalidade "das antigas" voltou a fazer sucesso: e aí, já participou de uma Live Shop? O "novo velho jeito" de vender no Instagram me lembra muito aqueles leilões de jóias que me despertavam curiosidade na infância: como é que alguém paga tão caro em uma peça assim? Hoje entendo que, naquela época pelo telefone (por ligação), o consumidor também já comprava EXPERIÊNCIA.
Eu sou de uma geração que cresceu (e aprendeu) vendo o ícone Ciro Bottini vendendo pelo Shoptime. Claro que não tinha como comprar nada, mas a forma com que ele mostrava os produtos despertava o DESEJO de ter desde o "power ultra mega aparelho abdominal body shaper" à máquina de estampar camisetas. A venda mais "agressiva" pode ter um efeito negativo mas, querendo ou não, o Bottini sabe vender e sabe ENCANTAR. O apresentador se comunica de uma forma tão íntima que nos proporciona um sentimento de proximidade, importantíssimo para quem trabalha com vendas. Parece que a gente é amiga íntima dele!
Sem querer ou por querer, provavelmente você já entrou em alguma Live Shop no Instagram. A modalidade de vendas tem feito sucesso porque, mais do que vender, incentiva a INTERAÇÃO. Sabe quando a vendedora te mostra um produto na loja? Durante a Live Shop é como se o consumidor vivenciasse a experiência de comprar, mas "competindo" para ver quem leva primeiro. O vendedor mostra e quem manifestar interesse primeiro, leva. Simples, né?
Mês passado tive a oportunidade de acompanhar uma das minhas melhores amigas na primeira Live Shop (e fiquei muito orgulhosa). Mariana (a moça bonita da foto abaixo) divulgou alguns dias antes, patrocinou no Instagram e ficou com medo de não ter a audiência desejada. Mas, o resultado foi ótimo! A interação foi muito boa e a Mari vendeu 80% dos produtos que mostrou em uma hora e meia. O perfil foi descoberto por outras pessoas que já viraram seguidores da marca e o evento serviu como um termômetro para conhecer o público e descobrir que tipo de produto o cliente tem interesse.
(Mariana @glaceloja feliz da vida e pronta para entregar as encomendas)
A Mari compartilhou comigo alguns erros e acertos que me deram a ideia de criar um conteúdo e achei que seria bem legal compartilhar aqui no "Comunicação do Bem" para que você se aventure também! Vamo juntos?
#1 Divulgação é tudo! Crie uma arte ou faça vídeos convidando para o evento. Compartilhe nas redes sociais com alguns dias de antecedência para que o internauta se programe para acompanhar. Não deixe de reforçar informações básicas como horário, data e perfil onde a ação será realizada.
#2 Promoção. Todo evento tem que ter um objetivo para fazer com que a pessoa decida participar, certo? E com tanta Live rolando no Instagram, tem que compensar (pelo menos financeiramente) a escolha pelo conteúdo da sua empresa. Proporcione entretenimento também.
#3 Ninguém brilha sozinho! Mariana escalou uma superequipe para trabalhar com ela (filha, namorado e amiga) e dividiu entre eles tarefas como atender pedidos, separar roupas e responder comentários. Se tiver condições contrate profissionais qualificados. Mas se não tiver jeito, mande um "oi sumido" para amigos da sua confiança! HAHAHA
#4 E por falar em comentários…Incentive a interação o tempo inteiro! Assim o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e espalha para mais pessoas e o consumidor se sente importante também.
#5 Organização é fundamental: Uma dica legal é fixar um comentário na Live com o número do PIX (ou outra forma de pagamento). Assim evita que a equipe tenha que ficar respondendo uma mesma pergunta! Lembre-se que tem gente entrando e saindo a todo momento, portanto, é bom reforçar as regras do evento mais de uma vez.
#6 Você é a essência da sua marca! Por mais que você contrate modelos/influencers maravilhosos é com você que o seu cliente se identifica! A Mariana teve muito resultado apresentando a própria Live Shop sem interpretar um personagem! As roupas que ela mesma colocou no corpo tiveram maior aceitação!
#7 Cuidado com os filtros exagerados: Eles podem alterar a cor dos produtos e a intenção é sempre trazer uma real percepção para o consumidor. Com as dicas de hoje eu tenho certeza que você está pronto para vender muito! Depois me conta aqui o que achou do conteúdo! Beijo, tchau! :)