Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Você entende a "dor" do outro?

Publicado em 05/09/2021 - 20:50 Por Marcela Mesquita
destaque
Créditos da imagem: Canva
Olá! Tudo bem? O conteúdo de hoje foi inspirado no encontro com uma amiga (beijo, Ca). Tomando vinho e falando sobre marketing político, chegamos na seguinte conclusão: a vida anda muito "automático". A internet virou terra de pessoas superficiais! Sinto falta de gente que "olha no olho", que é de verdade! Falta entender a "dor" do outro!  

O primeiro impacto que a palavra "dor" gera é o de sofrimento, Mas aqui o contexto é o de entender o outro com empatia (termo da moda que nunca deveria sair de moda). 

Alguém tem que parar a perfeição tóxica das redes sociais! Toda vez que você mostra algum "perrengue" ou compartilha momentos que deixam claro que você tem uma vida comum, você mostra para quem tá "do outro lado da telinha" que você é "normal". A vulnerabilidade gera conexão! 

Uma postagem tem bem mais chances de ter engajamento (interação) quando o leitor se identifica e, consequentemente, comenta sobre o conteúdo! Entender a "dor" não é fazer marketing com base no sofrimento do outro, é humanizar o processo. É mostrar para o seguidor que você também tem problemas and boletos (muitos) para pagar! Isso é o que te aproxima do público!

Uma postagem (2019 ou 2020) que repercutiu muito no meu Instagram - vai lá me seguir, é @ marcelamesquita1 - foi a de quando contei sobre o dia em que uma telespectadora ligou na TV perguntando se eu estava grávida porque eu "estava gorda demais". Comentei sobre a falta de noção da mulher em parar o que estava fazendo para telefonar na emissora com o intuito apenas de "criticar" e recebi mais de 300 mensagens de homens e mulheres que, em algum momento da vida, se sentiram invadidos ou sofreram bullying. Foi um momento bonito, de muita troca e aprendizado, no qual entendi que a minha "dor" é também a de alguém. 

Sinto que hoje tá todo mundo passando o feed no automático, sem prestar muita atenção em nada! E uma ótima maneira de atrair a atenção do internauta na sua postagem é contando uma história! O Storytelling (que nada mais é do que contar histórias) é muito utilizado no meio publicitário e cinematográfico por mostrar os desafios (perrengues) rumo ao “final feliz". E pegando uma carona no que tem dado certo, deixo aqui uma dica: compartilhe experiências e situações que aconteceram com você! Assim você gera conexão e tem grandes chances de aumentar o engajamento! Não tem fórmula mágica ou segredo para crescer no Instagram, mas já sabemos que ser de verdade é caminho e tanto! ;)

;

Tags: comununicacaodobem
 Marcela Mesquita Marcela Mesquita
Comunicação Do Bem

Marcela é jornalista, repórter da TV Integração e MBA em Comunicação Digital. É professora universitária e apaixonada por natureza, pessoas e animais.

Leia também: Romantizar não é humanizar