A Felicidade É Uma Casa Colorida
Publicado em 02/01/2021 - 13:37 Por Jeremias BrasileiroNessa vida temporária que vivemos há diversas possibilidades de ser feliz. Estar em paz consigo mesmo e convivendo com a natureza é uma das formas mais incríveis que já presenciei em algumas de minhas andanças por Minas Gerais. Há pessoas que são felizes tendo um lar; há pessoas que se realizam tendo um carro; há outras que ficam alegres em viver rodeadas de amizades e há também quem se realiza, pintando sua casa com as cores que deseja.
Evidente que essas conjugações de felicidades alteram o comportamento cotidiano das pessoas e nem sempre são compreensíveis para a maioria de nós que estamos por vezes acostumados a determinados padrões de viver social, e, quando nos deparamos com o inusitado, ficamos surpresos, chocados ou mesmo encantados. Dificilmente compreendemos que as coisas simples podem estar permeadas de felicidades, contudo, quando chegamos ao entendimento de que essas possibilidades existem, mudamos consideravelmente nossas visões de mundo.
Acompanhando a Gira de uma Folia de Reis na zona rural da cidade de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, deparei-me com uma singela casa cujas paredes, estavam ornamentadas por pinturas, a dona da casa, uma artista sem pincel, fazia de sua residência, um mural colorido cheio de vida. Um lugar que cheira sossego e aconchego, rego d’água a passar perto da cozinha, uma casinha povoada de desenhos que despertam nosso olhar para um tempo de reflexões.
O cenário é realmente deslumbrante. Pensar que janeiro das Folias de Reis me levou a um santuário de fé plantado em pleno cerrado, cercado de pastos e matas, me fez pensar como é bonito e possível uma pessoa realizar-se a partir do momento em que ela concretiza seus propósitos. Compreendi que certos modos de viver são mais reais do que nossa modernidade oferece.