As Congadas De Minas Gerais No Metrô De São Paulo
Publicado em 09/01/2021 - 10:56 Por Jeremias BrasileiroNo ano de 2020 não houve as festas centenárias de uma das mais importantes manifestações da Cultura de Minas Gerais: A Congada. As cantorias, o batuque dos tambores, a levantada de mastro, o colorido das vestimentas, os desfiles dos grupos ou ternos congadeiros pelas ruas de cada região, de cada cidade não aconteceram devido à pandemia. Mas o Congado na interioridade dos lares, nas centenas de LIVES, manteve-se vivo e revelou ao Brasil a pujança dessa manifestação cultural e religiosa que faz parte da história de Minas Gerais.
“A Exposição Congadas de Minas Gerais não pretende substituir toda a alegria e o brilho das Festas maravilhosamente orquestradas, mas o de homenagear todos os congadeiros de Minas. Para tanto, reuniu-se um grupo de artistas plásticos de cada região das Minas Gerais que, através do seu olhar trouxesse a beleza da cultura do Congado, a singularidade de cada lugar manifestada nas suas obras. Cada obra da Exposição expõe e imprime a identidade da cultura congadeira em Minas Gerais. Importantes nomes do cenário das artes plásticas como a Yara Tupinambá e do Historiador Jeremias Brasileiro compõem o elenco da Exposição Congadas de Minas Gerais, aliás, o título da Exposição é uma referência ao seu livro, em consenso com a Curadoria”. Escreveu Fátima Aquino, Curadora da exposição.
Nossa participação nessa exposição possibilita levarmos as Congadas de Minas Gerais para o mundo, pois, o metrô de São Paulo é passagem para todos os lugares, e, sermos inseridos nessa seara artística a convite de Fátima Aquino, é para nós uma certeza de que nosso trabalho de décadas, ganha outros lugares, outros olhares, levando nossa cultura, nossa memória, nossa história além mundo. Repercutimos por isso em nossa Coluna Semanal, o quanto podemos ir longe quando acreditamos naquilo que produzimos com seriedade, com persistência, com fé.