Josefá dos Milagres: tocador de boi e gente
Publicado em 04/09/2021 - 09:42 Por Jeremias BrasileiroPor natureza, as possibilidades de sofrer se apresentam bem maiores para as pessoas pobres e é por isso que muitas não temem em escancarar o sorriso quando deparam com raros momentos de alegria. Josefá dos Milagres era assim, mas um dia deixou o caminhão boiadeiro e resolveu ser motorista de ônibus intermunicipal.
– Agora vou ser motorista de gente, dizia ele.
Acontece que, às vezes, Josefá esquecia e tratava os passageiros como se eles fossem bois. Josefá esquecia que gente de ônibus não era boi de caminhão e sem querer gritava quando chegava a uma parada de estrada:
– Ôôôôôaaaa!
Josefá dizia que gente era pior do que gado, que quanto mais arreunido, mais quente ficava o ar, mesmo assim preferia o gado, pois o pum de gente fedia e pum de gado cheirava, e depois dizia ele: gado não tem axilas. Mas Josefá se esquecia de que gente não é como gado.
Nas andanças
pelas estradas, porém, um dos pratos prediletos de Josefá era a maionese com
bastante salpicão. Vai que em uma triste noite quando as nuvens do Sul de Minas
iam desabar sobre um pequeno arraial, Josefá arrendou um prato de maionese num restaurante
beira de estrada. Do arraial até a próxima cidade era uma buraqueira só e vai
bacada dali, bacada de cá, e, o organismo de Josefá não resistiu.
Josefá, todo sem jeito, começou a gaguejar e o cobrador, para distraí-lo, dizia que era pra tomar cuidado que senão os passageiros desconfiavam.
Chegando à próxima parada, Josefá desceu depressa, correu logo ao banheiro, trocou de roupas em instantes e voltou tão veloz para o ônibus, que passageiro nenhum percebeu. O cobrador que sabia, jurou por todos os deuses e Nossas Senhoras das Aparecidas e desaparecidas que jamais iria contar o acontecido.
Duas horas depois do fato ocorrido, a rádio peão já sabia da maionese do Josefá. E ainda assim, Josefá se esquecia de que gente não é que nem boi.
Casado de poucos meses, Josefá cismou de sonhar que estava mexendo com os bois e acordou aos gritos de ôôas! A esposa, não suportou tamanha humilhação, gritando com Josefá:
– Ou você fica comigo ou você fica com os bois!
E o Josefá ficou com os bois!
– Ôôôôaaaa!
Obs. Baseado em fatos reais acontecidos nos anos de 1990.