Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Ações afirmativas no mercado de trabalho impulsionam a igualdade de oportunidades na carreira e a inclusão profissional

Publicado em 06/02/2024 - 13:09 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

As ações afirmativas no mercado de trabalho são estratégias e iniciativas direcionadas a promover a  igualdade entre grupos com diferentes contextos. Seu objetivo é corrigir desigualdades sistêmicas,  assegurando que todas as pessoas, independentemente da origem, gênero, etnia ou outras  características, tenham acesso às mesmas oportunidades profissionais. Em síntese, essas ações  buscam reduzir barreiras, incentivando a diversidade e a inclusão no ambiente empresarial. 

Para Fabrízia Soares, Diretora da Advisory - Unidade de Consultoria da Selpe Gente e Gestão, fomentar  ambientes diversos e inclusivos é fundamental para a formação de uma equipe de trabalho plural. Para isso, empresários podem investir em ações de sensibilização sobre o tema,  políticas de recrutamento inclusivas e programas de desenvolvimento profissional. "Essas estratégias  não apenas oferecem o acesso igualitário a recursos e oportunidades no contexto profissional, mas  também transformam o ambiente de trabalho da organização garantindo que a pluralidade da nossa  sociedade seja refletida dentro da nossa empresa e extraindo assim o melhor que cada contexto pode  nos proporcionar. É importante entender que implementar ações afirmativas nas empresas visa criar  uma cultura inclusiva e de equidade, onde os colaboradores se sintam respeitados e representados.",  destaca Fabrizia.  

Dicas de ações afirmativas que as empresas podem implementar  

Além de políticas de recrutamento inclusivas, outros subsistemas de Gente e Gestão são igualmente  relevantes quando o assunto é emplacar o tema na empresa. Oferecer treinamentos que abordam  questões de diversidade e inclusão é um ótimo ponto de partida, esses treinamentos geram oportunidade de aprendizado, letramento e desenvolvimento profissional e pessoal, uma vez que  entender a importância do tema contribui para uma melhor integração do time. 

Fabrizia também cita  outras iniciativas interessantes, como: Implementar programas de mentoria conectando profissionais  em início de carreira; adaptar o ambiente de trabalho para torná-lo mais acessível a pessoas com  deficiência, promovendo a inclusão física e tecnológica; e estabelecer comitês ou grupos dedicados à  promoção da diversidade e inclusão na empresa. “A combinação dessas ações pode potencializar os  resultados da estratégia e otimizar entregas, proporcionando a convivência com diferentes públicos,  o que é ótimo se buscamos por inovação e destaque de posicionamento no mercado”, explica Fabrízia.

Para que as ações afirmativas sejam eficazes, é preciso implementá-las de maneira planejada e  transparente. Fabrízia ressalta a importância de as empresas acompanharem de perto as medidas  adotadas para promover a diversidade e equidade de forma genuína, evitando sentimentos de  injustiça. “A avaliação constante dos impactos dessas políticas é essencial para garantir que os  objetivos sejam alcançados sem fazer leitura de cenários com viés. Além disso, a aplicação dessas  propostas reforça o compromisso duradouro com a diversidade e a inclusão, buscando criar um  ambiente de trabalho que celebre as diferenças e promova o desenvolvimento.”, esclarece a  especialista. 

Benefícios das ações afirmativas para o colaborador  

Para os colaboradores, as ações afirmativas proporcionam acesso à oportunidades de emprego,  promoção, treinamentos, mentorias e recursos direcionados para impulsionar o desenvolvimento  profissional. Segundo Fabrízia, ao criar uma cultura que promove a diversidade, o ambiente de  trabalho se torna mais fortalecido por diferentes perspectivas e vivências. Isso pode resultar em  equipes mais colaborativas, criativas e produtivas, afinal, diferentes pontos de vista enriquecem as  discussões e soluções. Além disso, quando os colaboradores percebem que estão em uma empresa que valoriza as diferenças e implementa atividades que prezam pela igualdade, eles podem sentir  maior satisfação no trabalho, contribuindo para a retenção de talentos e a construção de equipes mais  engajadas com senso de pertencimento. 

As estratégias de ações afirmativas são fundamentais para criar ambientes de trabalho mais justos e  inclusivos. Elas não apenas beneficiam os colaboradores diretamente impactados, mas também  fortalecem as organizações como um todo, promovendo culturas empresariais mais saudáveis e bem sucedidas. 

Sobre a Selpe Gente e Gestão  

A Selpe é uma Consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte (MG), Contagem (MG),  Conselheiro Lafaiete (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE), a empresa oferece soluções  estratégicas para recrutamento e seleção, desenvolvimento de líderes e equipes, planejamento e  execução de programas de trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para  empresas de todos os segmentos de negócio.