Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Como fazer para estudar inglês e trabalhar em outro país?

Publicado em 09/01/2024 - 21:48 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação Pexels

Se você quer saber o que precisa fazer para estudar inglês e trabalhar em outro país, o nosso conteúdo é perfeito para você. Para isso, criamos um guia completo de tudo que você precisa saber para se preparar para fazer seu intercâmbio e trabalhar no exterior enquanto aprende inglês.

Dessa forma, planejar seu intercâmbio vai ser muito mais simples e com menos dores de cabeça.

Quer saber como fazer para estudar inglês e trabalhar em outro país? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Escolha do destino

A primeira coisa que você precisa fazer para estudar e trabalhar em outro país é escolher um destino que ofereça esse tipo de intercâmbio. São várias as possibilidades de destinos, como Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, Estados Unidos, África do Sul e muito mais.

Na Nova Zelândia e na Austrália, para conseguir estudar inglês e trabalhar é preciso estar matriculado em um curso com duração mínima de 14 semanas, e nesses casos, é permitido trabalhar por até 20 horas semanais de forma legal.

Na Irlanda, a duração mínima do curso para permitir que o estudante trabalhe no país é de 25 semanas, porém, é possível trabalhar por até 40 horas semanais nos períodos de férias do curso.

Em destinos como os Estados Unidos, o intercâmbio Work & Study só é aberto  para alunos universitários, e que tenham no mínimo um nível intermediário no idioma. Então, se você quer estudar e trabalhar nos EUA, recomendamos fazer aulas de inglês online e já se preparar para o seu intercâmbio.

Escolha a duração do curso

Depois de escolher seu destino de intercâmbio, é preciso escolher a duração do curso ideal para as suas necessidades, levando em consideração a duração mínima de curso que permita trabalhar em outro país de forma legal.

Por exemplo, se você escolheu a Irlanda como seu destino de intercâmbio para estudar inglês e trabalhar, vai ser preciso escolher um curso de idiomas com duração de no mínimo 25 semanas.

Dessa forma, você vai estar apto e legalizado para trabalhar no país enquanto estuda. Porém, vale lembrar que isso não garante que você possa trabalhar em outro país o resto da vida, uma vez que a permissão de trabalho só é válida durante o período de duração do seu curso de idiomas.

Planejamento e documentação

Depois de escolher o destino ideal para o seu intercâmbio, está na hora de fazer o planejamento e deixar toda a documentação necessária em dia.

Passaporte

Para estudar inglês e trabalhar em outro país é necessário ter um passaporte válido. Porém, além de ser um passaporte válido, é preciso que ele tenha validade de no mínimo 6 meses após a volta ao Brasil.

Ou seja, seu passaporte tem que continuar válido durante toda a sua estadia fora do país e durante 6 meses após sua volta do intercâmbio. Então, se seu passaporte está vencido ou próximo do vencimento, é preciso legalizá-lo.

Visto

Após deixar seu passaporte em dia, é preciso tirar seu visto de estudante para o país escolhido, uma vez que nem todos os destinos permitem que o estudante mude o visto de turista para estudante após a chegada no país.

Ou seja, é importante estar atento para as datas e períodos de emissão dos vistos necessários para o país escolhido. Vale lembrar também que em alguns países, é necessário, além do visto, um seguro saúde para o período que você estiver no país.

Comprovação financeira

Para estudar inglês e trabalhar em outro país é preciso também fazer uma comprovação financeira, mostrando que você consegue se manter no país durante a duração do seu curso de inglês.

Esse valor muda de acordo com o país escolhido para o seu intercâmbio, mas se considera o custo de vida mensal, durante toda a sua estadia no país. Em alguns países, é necessário também comprovar que você tem dinheiro para a passagem de volta a seu país de origem, ou então que a passagem seja comprada antes da chegada no país. 

Agora você sabe como fazer para estudar inglês e trabalhar em outro país. Então, tudo que você precisa fazer agora é escolher o destino ideal e começar a planejar seu intercâmbio o quanto antes!