Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Crianças de unidade de acolhimento e escolas públicas de Araguari participam do Projeto Artes Integradas

Publicado em 16/05/2024 - 14:40 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Toda história merece ser contada, mas esta precisa ser espalhada ao vento como uma semente...

No começo, tudo não passava de um desejo muito grande, mas que de tão forte reverberou em outros corações, encontrando a força necessária para a concretização de uma iniciativa singular, que tem o propósito de auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Assim, surgiu o Projeto Artes Integradas para oferecer a cerca de 80 crianças residentes em unidade de acolhimento temporário e escolas públicas de regiões periféricas de Araguari (MG) a oportunidade de vivenciarem semanalmente e ao longo de todo este ano um processo de desenvolvimento humano através de brincadeiras e criação artística.

Segundo Ana Lopez, que é arte-educadora do Projeto e diretora do EMCANTAR Social, instituição realizadora deste trabalho juntamente com a Prefeitura de Araguari, através da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), o processo tem sido muito significativo para todos os envolvidos. “Atuo diretamente com as crianças nas oficinas e posso dizer como tem sido forte e emocionante, em todos os locais onde acontece: escolas, AABB, e principalmente na Unidade de Acolhimento Casa Lar”, conta Lopez.

O trabalho está sendo realizado com a metodologia “Pedagogia do Encantamento”, desenvolvida pelo EMCANTAR em suas duas décadas de atuação, e dividido em duas formas de aplicação: "Vivência e criação artística", para os participantes de 10 a 16 anos, e "Cultura do brincar", para as crianças de seis a 10 anos. A metodologia envolve as linguagens de artes cênicas, literatura, audiovisual, música popular e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artística.

Para a coordenadora pedagógica da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, Luzia Gonçalves, as oficinas têm motivado os participantes a se desenvolverem de diversas formas. “Esse projeto é muito importante para nós, pois tem oportunizado a vivência de novas formas de aprendizado, tornando o ambiente alegre e agradável e contribuindo para o protagonismo de nossos educandos”, afirma.

Muito em breve, os participantes do Projeto irão mostrar para o mundo o resultado do processo por meio de diversas apresentações culturais voltadas para a comunidade e escolas envolvidas.

SERVIÇO:
Projeto Artes Integradas em Araguari:
- Casa Lar às segundas das 17h às 18h;
- E.E. São Judas Tadeu às quartas das 16h às 17h30;
- AABB às quintas das 9h às 10h30 e 13h30 às 15h com alunos da E.M. Papa João XIII;

SOBRE A FAEC
FAEC, Fundação Araguarina de Educação e Cultura, é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas públicas voltadas para a arte, cultura e patrimônio histórico em Araguari/MG. Ocupa o lugar da secretaria de cultura e tem esse mesmo status hierárquico dentro do Município. Sua gestão é feita pelo presidente e vice-presidente, que são cargos equiparados e com o mesmo status de secretário e subsecretário municipal, respectivamente. Para saber mais, acesse: @faec.araguari no Instagram.