Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Crianças e adolescentes do EMCANTAR Social apresentam show inédito em dois locais em Uberlândia, em dezembro

Publicado em 30/11/2023 - 11:01 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

A arte e a cultura transformam vidas de crianças e adolescentes e nós poderemos conferir como os participantes do EMCANTAR Social enxergam o mundo em duas apresentações gratuitas no começo do próximo mês. 

O EMCANTAR há mais de 25 anos vem transformando e encantado a vida de crianças e adolescentes que vivem em condições socioeconômicas desfavoráveis e não teriam acesso adequado a um pilar importante em suas formações, a cultura e a arte.

Além de desfrutar de um mundo inimaginável, os alunos aprendem por meio da “Pedagogia do Encantamento”, método desenvolvido pelo Grupo Emcantar, que consiste em dois pilares. "Vivência e criação artística", voltada para alunos de 10 a 16 anos, e "cultura do brincar", para o público de 06 a 10 anos. Tal metodologia envolve as linguagens de artes cênicas, literatura, música popular, audiovisual, artes visuais e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artísticas, tendo em vista o desenvolvimento humano e o encantamento com o mundo por meio da arte.

Este ano, o EMCANTAR Social, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio do Instituto Algar e parceria com Programa Transforma, ministrou oficinas em três instituições parceiras: Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU), Lar Espírita Maria Lobato e Comunidade Casa – Unidade Planalto.

O Programa Transforma é uma iniciativa do Instituto Algar desde 2016, que busca fortalecer Organizações Sociais parceiras, oferecendo oficinas durante o contraturno escolar, viabilizadas por meio de investimento direto e via projetos incentivados em leis de cultura e esporte. 

As oficinas tiveram início em setembro, onde as crianças e adolescentes compreenderam e puderam vivenciar o método de desenvolvimento e ensino do EMCANTAR. Aliado às oficinas, em outubro, os alunos participaram de workshops com Marco Aurélio Querubim, fundador do projeto. Durante o mês, eles aprenderam como compor, em meio a brincadeiras e descobertas, se desenvolveram e criaram. 

Esse processo criativo deu origem a diversas canções. “As canções trazem o olhar curioso e divertido das crianças sobre o mundo”, conta Marco Aurélio.

Já neste mês de novembro, os pequenos e os adolescentes estão ensaiando para mostrar, em primeira mão, o resultado desses três meses de muito trabalho, mas também de muita alegria, vários sonhos e muitas descobertas.

Os alunos farão duas apresentações no início de dezembro, entre os dias 04 e 06. No dia 4, às 14h, na E. E. Mário Porto (R. Golã, 407 – Jardim Canaã). Dois dias depois, às 19h, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia (R. Olegário Maciel, 255 – Centro).

Nós poderemos conferir esse trabalho também em todas as plataformas digitais, em 2024, quando o álbum será lançado.

Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. /Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. 

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço:
Projeto do EMCANTAR Social
Apresentação musical
Dias 04 e 06 de dezembro
Onde: E. E. Mário Porto (R. Golã, 407 – Jardim Canaã) e Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia (R. Olegário Maciel, 255 – Centro).
Horário: 14h e 19, respectivamente.

Redes sociais:
YouTube
Instagram
Facebook
Linkedin