Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Cuidados básicos para os pais manterem as crianças saudáveis na volta às aulas

Publicado em 20/02/2024 - 15:27 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Com a volta às aulas, aumenta a preocupação dos pais com o aumento de casos de doenças virais e infecções em crianças. Em Minas Gerais, houve uma ampliação na cobertura vacinal, em seis dos oito imunizantes recomendados para crianças de um ano de idade. Destacamos a poliomielite, que atingiu 81,5%, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior. A cobertura da DTP e da pneumocócica também aumentou, passando para 80,8% e 80,1%, respectivamente.

Os dados preliminares do Ministério da Saúde, de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022, mostram crescimento nas vacinas da hepatite A, tríplice viral e febre amarela. Apesar desses avanços, a importância dos cuidados básicos para garantir a saúde das crianças, ao longo do ano letivo, é destacada por pais e educadores.

Segundo a pediatra Daniela Moreli, do Hospital Mater Dei Santa Clara, em Uberlândia, o acompanhamento regular com um pediatra é fundamental para detectar precocemente possíveis problemas de saúde e garantir um desenvolvimento saudável. Agendar consultas de rotina, mesmo quando a criança está saudável, é uma prática recomendada pela especialista.

Segundo a pediatra, as vacinas desempenham um papel essencial na proteção contra diversas doenças. Mantê-las em dia não só protege as crianças, mas também contribui para a segurança da comunidade. É importante verificar se todas as vacinas estão atualizadas, pois muitas escolas exigem comprovação de vacinação. “As vacinas são importantes em todas as faixas etárias, mas especialmente na idade escolar porque as crianças convivem muito próximas, o que facilita a transmissão de doenças. É necessário lembrar que a maioria das vacinas em crianças tem o esquema completo até os 4 anos de vida”, ressalta Daniela.

Uma alimentação saudável também é essencial para promover o crescimento e o desenvolvimento adequado das crianças. Uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e carboidratos complexos é recomendada pela médica.

Além disso, a boa higiene é fundamental para prevenir a propagação de infecções. Ensinar as crianças a lavarem as mãos corretamente, cobrirem a boca ao tossir ou espirrar e manterem as unhas curtas e limpas são medidas importantes para evitar doenças. “Orientar a lavagem das mãos após ir ao banheiro e antes das refeições é uma estratégia importante. Os pais precisam reforçar isso com os filhos e com a escola”, afirma a pediatra.

Para crianças que estão com dificuldade de adaptação na escola, Dra. Daniela recomenda aos pais que é importante lembrar aos filhos que o retorno às aulas é uma experiência positiva, repleta de reencontros com amigos, brincadeiras e aprendizado.

Por fim, o exercício físico e a exploração do mundo ao redor são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Além de promover a saúde física, o exercício contribui para os desenvolvimentos cognitivo e emocional. Já estabelecer uma rotina de sono regular e criar um ambiente propício para o descanso são fundamentais para o bem-estar dos pequenos. "Práticas como atividade física regular e redução do tempo de exposição a telas são, ainda, importantes para ajudar a reduzir a ansiedade nas crianças", destaca a pediatra Daniela Moreli.