Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

EMCANTAR Social convida para apresentações do Projeto Artes Cênicas

Publicado em 29/11/2023 - 13:43 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Teatro de Bolso (Mercado Municipal) será palco para as crianças no dia 06/12 às 19h. Entrada franca!

 INTEMPORALIDADE...

Se você tivesse o poder de voltar no tempo e entregar um recado importante para o seu jovem eu, o que você diria? E se a situação fosse inversa, de viajar para o futuro e buscar o brilho da criança adormecida nos olhos do seu VELHO EU, quais seriam as palavras para esse despertar?

No compartilhamento da apresentação artística  resultante das oficinas de Artes Cênicas, convidamos você a viajar no tempo, nas memórias,  projeções e sonhos que se perdem, ou que encontramos no decorrer da vida.

Os participantes  do Projeto Artes Cênicas do EMCANTAR Social, que compõe o Programa Transforma e é viabilizado com apoio do Instituto Algar, resolveram refletir e produzir um espetáculo cênico para apresentação pública.

Ao longo de 2023, as crianças e adolescentes da Comunidade Casa Ipanema, ONG parceira do projeto, vivenciaram semanalmente um processo de vivência e criação artística pautadas na metodologia Pedagogia do Encantamento, desenvolvida pelo EMCANTAR a partir de experiências artísticas e educacionais adquiridas ao longo de mais de 26 anos de trajetória.

Segundo a coordenadora artística do projeto, Ana Lopez, a Pedagogia do Encantamento é aplicada por meio de um processo coletivo de Vivência e Criação Artística. “Neste processo, o grupo constitui uma comunidade de sentido com objetivos compartilhados e, por meio dos processos de estímulo, criação e produção, chegam a um resultado comum – um produto cultural”, explica.

E esse resultado será apresentado à comunidade a partir do dia 19 de novembro. De acordo com o arte-educador do projeto, André Salomão, a mistura das músicas e cenas criadas a partir de jogos de improviso e das vivências de cada participante, no palco, vai se tornar tempo de brincar, se divertir e deixar a arte tomar conta do relógio.

As apresentações fazem parte da agenda de eventos do EMCANTAR Social que teve início em novembro e segue até dezembro, e têm o propósito de apresentar para o público o resultado do trabalho desenvolvido com centenas de crianças e adolescentes da periferia da cidade ao longo deste ano em instituições parceiras.

As oficinas do Projeto Artes Cênicas são viabilizadas pela Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Algar e parceria do Programa Transforma.

Confira a agenda e participe:
19/11 - Cineteatro Nininha Rocha - 18h
30/11 - E. E. Hercília Martins Rezende - 14h
06/12 - Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia - 19h

MAIS SOBRE O EMCANTAR - Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais.  Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiadas em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações.

SOBRE INSTITUTO ALGAR - O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.