ENGIE conclui mais uma fase da iluminação de destaque em nove patrimônios históricos de Uberlândia
Publicado em 26/06/2023 - 10:47 Por Cristiane GuimarãesA PPP de iluminação pública, firmada entre a ENGIE e a Prefeitura de Uberlândia, acaba de concluir mais uma etapa do projeto de iluminação de destaque dos patrimônios históricos da cidade.
Vários locais importantes para o município já foram atendidos, como o Estádio Municipal Parque do Sabiá, inaugurado há mais de 40 anos, e o monumento esportivo. Este último recebeu 72 luminárias coloridas de diodo emissor de luz (LED), que mudam de cor, realçando sua beleza e dando um novo aspecto ao lugar. No entorno, foram utilizadas 33 luminárias para reforçar a iluminação e a segurança externa e, ainda, seis projetores que destacam o letreiro da fachada.
A nova iluminação, que começou a ser instalada em janeiro deste ano, também deu um novo visual à Praça da Bíblia, no bairro Martins, e à Praça Cívica, do Centro Administrativo. Até a primeira quinzena de junho, o trabalho será finalizado com a iluminação artística de outros pontos históricos, como a Escola Estadual de Uberlândia - Museu, o Centro Cultural, a Igreja do Rosário, o Mercado Municipal, o Museu Municipal, a Casa da Cultura, o Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela.
Para Marcus Cunha, Diretor de Operações da ENGIE Soluções, a importância da iniciativa soma-se a outras vantagens, como melhoria na segurança pública e economia nas contas públicas. “Além do realce estético que a iluminação de destaque proporciona, valorizando o lugar, será possível um maior uso e aproveitamento desses locais no período da noite. Tudo isso, com uma redução de custos superior a 55% no consumo de energia, por conta da substituição das lâmpadas atuais pelas de LED e da gestão do parque de iluminação”, disse Marcus.
As lâmpadas antigas tinham uma duração média de 30 mil horas. Com as de LED, o período de vida útil salta para 102 mil horas, o equivalente a 4.250 dias de ligações ininterruptas.
A PPP, gerida pela ENGIE por meio de debêntures incentivadas de infraestrutura, inclui, ainda, a modernização, expansão, eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública do município. A concessão pode abarcar outros serviços, como câmeras de monitoramento e internet de alta velocidade, entre outros.
Desde que assumiu a concessão, em 2020, a ENGIE fez a troca de 82 mil luminárias e cuidou da manutenção e operação de mais de 90 mil pontos de luz. O total do investimento no projeto, até o momento, é de R$ 82 milhões, mas os recursos levantados com a emissão das debêntures podem chegar a R$ 90 milhões.
A satisfação demonstrada pela população com o serviço prestado é bastante positiva. De acordo com pesquisa realizada periodicamente, 87% da população está satisfeita com a iluminação pública do bairro onde mora e 89% com a modernização da iluminação nas grandes avenidas.
A cidade será continuamente atendida com a implantação de novos pontos de iluminação em praças e avenidas através dos serviços de ampliação.
Dentre os benefícios gerados pela PPP de iluminação pública aos uberlandenses está a geração de empregos. Foram 28 diretos e 50 indiretos, desde o início dos trabalhos.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.