Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Garantir o engajamento e a produtividade de colaboradores é fundamental para reduzir o turnover em empresas

Publicado em 27/11/2023 - 11:05 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Especialista da Selpe Gente e Gestão fala sobre retenção de talentos e destaca a importância de um ambiente empresarial que promova o reconhecimento e o desenvolvimento de pessoas

Em um cenário empresarial dinâmico, a retenção de talentos tornou-se um desafio crucial. Para manter os colaboradores produtivos e engajados, evitando o temido turnover, é essencial adotar  estratégias que promovam um ambiente de trabalho positivo e estimulante. Além de evitar  preocupações e custos com a necessidade constante de novas contratações, colaboradores  produtivos contribuem efetivamente para alcançar as metas e objetivos da empresa. Isso não só  impulsiona a eficácia operacional, mas também impacta positivamente nos resultados financeiros. 

O Gestor de Recursos Humanos da Selpe, Douglas Gradim, compartilha dicas para influenciar e manter  a produtividade, enfatizando a relevância desse tema tanto para o colaborador quanto para a  empresa. “O engajamento dos colaboradores vai além da mera execução de tarefas. Funcionários  engajados também são mais dedicados ao trabalho, mostram mais comprometimento com a visão e  missão da empresa, e tornam-se valiosos defensores da cultura organizacional. Consequentemente,  esse engajamento proporciona ao colaborador um senso de propósito e pertencimento. Sentir-se  parte integrante de uma cultura positiva e alinhada com seus valores pessoais cria um ambiente de  trabalho mais gratificante”, explica.  

Dicas para manter o colaborador engajado e produtivo e reduzir o turnover 

O gestor destaca que o primeiro ponto para garantir colaboradores mais engajados e produtivos é  fortalecer a cultura da empresa. Isso envolve criar um ambiente mais inclusivo, onde as  contribuições individuais são valorizadas, e promover o trabalho em equipe. “Realizar reuniões  periódicas para entender o desenvolvimento individual de cada membro da equipe, aliado com uma  liderança acessível, é um exemplo de estratégia que cria um ambiente onde todos se sentem  ouvidos e valorizados", exemplifica Douglas. 

Outro ponto de atenção é a liderança entender e reconhecer a importância do equilíbrio entre vida  profissional e pessoal, oferecendo mais flexibilidade no trabalho. Essa prática não apenas melhora a  satisfação dos colaboradores, mas também pode favorecer a produtividade e o engajamento. 

Para Douglas, garantir o engajamento e a produtividade por meio de iniciativas de reconhecimento também faz toda a diferença. “Incentivos, elogios públicos e programas de recompensas destacam  os esforços individuais e coletivos, fortalecendo o senso de pertencimento e incentivando os outros  membros da equipe. Também é importante reconhecer que momentos descontraídos fomentam a  integração, como happy hours, intervalos para tomar um café e dinâmicas integrativas entre todo o  time”, comenta. 

Por fim, é importante ressaltar que, quando o colaborador se sente parte da organização, ele tem maior probabilidade de aproveitar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, contribuindo  para o aprimoramento de habilidades e competências. Além disso, ele se envolve com a cultura da  empresa, o que reduz significativamente o turnover.  

“Pensando no colaborador, a importância de manter a produtividade e o engajamento está na  construção de uma carreira significativa, em um ambiente que promova o crescimento pessoal,  profissional e o bem-estar emocional. Para a empresa, todos esses pontos são estratégias para a  redução do turnover”, finaliza o gestor.  

Sobre a Selpe Gente e Gestão 

A Selpe é uma consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro  Lafaiete, Uberlândia, São Paulo e Recife, a Selpe oferece apoio consultivo e estratégico em  recrutamento e seleção, tecnologia no RH, desenvolvimento de líderes e equipes, programas de  trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os  segmentos de negócio.