Grupontapé movimentará Uberlândia (MG) e distritos Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos neste fim de semana
Publicado em 27/08/2024 - 19:58 Por Cristiane GuimarãesApresentação do espetáculo Balaio Popular promete reunir muitas pessoas em locais estratégicos dessas localidades. O evento contará com acessibilidade
As celebrações dos 30 anos do Grupontapé continuam e, neste fim de semana, os distritos Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos e o bairro Cruzeiro do Sul de Uberlândia-MG ficarão movimentados com a apresentação da peça Balaio Popular, espetáculo que há pelo menos 20 anos acompanha a cia. de teatro de Uberlândia. Dia 31 de agosto, às 09h30, a apresentação será na Praça Tancredo Neves, em Cruzeiro dos Peixotos; dia 1º de setembro, às 9h30, na Praça Said Jorge, em Tapuirama e no mesmo dia, à noite (20h), na Praça José Miguel, bairro Cruzeiro do Sul.
As apresentações serão gratuitas e abertas a toda família, inclusive, com acessibilidade. Assim como nas outras apresentações que também marcaram o aniversário do grupo, haverá intérprete de libras. “Nós queremos que todos tenham acesso ao teatro. Assim fomentamos a cultura. Estamos indo a locais ainda não visitados pelo Grupontapé e está sendo maravilhoso. Neste final de semana, será uma experiência maravilhosa visitando os distritos de Uberlândia e o bairro Cruzeiro do Sul”, comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.
Celebração dos 30 anos
Em novembro deste ano, o Grupontapé celebra três décadas de existência. Para marcar essa data especial, o grupo promove diversas atividades, incluindo apresentações da peça Balaio Popular, que faz parte da história do grupo e já o levou a cumprir agenda internacional.
Ao todo serão 10 apresentações gratuitas em várias localidades de Uberlândia e distritos do município. Até agora, as apresentações já ocorreram nos bairros Laranjeiras e Shopping Park.
Essas apresentações fazem parte do projeto Grupontapé 30 anos, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. O objetivo é levar arte, cultura e entretenimento para diferentes regiões de Uberlândia, democratizando o acesso à população.
O espetáculo
A peça Balaio Popular é apresentada em um círculo de balaios, resgatando a tradição de contar histórias e celebrando as raízes mineiras com uma mistura de música, dança, teatro e alegria.
O espetáculo, dirigido por Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte e especialista em teatro de rua e cultura popular, tem censura livre e duração de 30 minutos, contando com a participação de quatro atores e um músico.
“Queremos retribuir o apoio recebido ao longo destas três décadas, aproximando-nos ainda mais do público de nossa cidade”, comenta Kátia Bizinotto.
Acessibilidade
Para garantir a inclusão de todos, o espetáculo contará com cadeiras para crianças e idosos, além de intérprete de Libras para pessoas com deficiência auditiva. “A inclusão é fundamental para democratizar o acesso aos bens culturais, reafirmando nossa missão de promover o desenvolvimento humano por meio do teatro”, afirma a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Katia Lou.
“Estamos levando cultura e alegria para promover momentos inesquecíveis na comunidade uberlandense”, destaca o produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis.
O projeto conta com o patrocínio do Sistema Martins e Mercure Uberlândia Plaza Shopping. Uma produção de Balaio do Cerrado. Realizado por Grupontapé e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço
O quê: Apresentações da peça Balaio Popular em comemoração aos 30 anos do Grupontapé
Quando:
31/08/2024, às 09h30: Praça Tancredo Neves, Distrito de Cruzeiro dos Peixotos
01/09/2024, às 09h30: Praça Said Jorge, Distrito de Tapuirama
01/09/2024, às 20h: Praça José Miguel, bairro Cruzeiro do Sul
Entrada: Gratuita
Ficha Artística e Técnica:
Roteiro: Katia Lou
Direção: Fernando Limoeiro
Elenco: Katia Lou, Breno Maia, Adriano Ribeiro, Ben Gracce, Eluhara Rezende, Rafael Patente, Kátia Bizinotto e Luiz André
Músico: Fábio Tannús
Figurino e adereços: Flávio Arciole
Produção: Balaio do Cerrado Produtora
Realização: Grupontapé