Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Hospital do Câncer em Uberlândia realiza mutirão para avaliar casos suspeitos de câncer de pele

Publicado em 29/11/2023 - 11:48 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

No Brasil, o mês de dezembro é o indicativo de dias com sol mais intenso e ainda mais calor em razão do início do verão. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) intensifica a campanha de conscientização sobre o câncer de pele por meio do Dezembro Laranja.

Um dos momentos de conscientização acontece neste sábado (2/12) com o apoio da SDB de Minas Gerais, em que diversas cidades mineiras irão realizar ações de diagnóstico precoce e cuidado por meio de um mutirão gratuito para avaliar suspeitas de câncer de pele na população. Serão nove postos de atendimento, sendo um deles em Uberlândia, no Hospital do Câncer – Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh. A ação “Juntos Contra o Câncer da Pele” acontecerá das 9h às 15h e não há necessidade de agendamento.

De acordo com a Dra. Mabel Gomides, dermatologista, professora da Universidade Federal de Uberlândia e uma das organizadoras da ação local, haverá uma equipe preparada para atender e orientar a população.  Os atendimentos serão conforme a necessidade do paciente, seja com triagem, consultas, biópsias, entre outras orientações e terão o apoio do HC-UFU, Ebserh, Grupo Luta Pela Vida e UFU.

Alta incidência do câncer de pele e importância da prevenção
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no país, sendo que para 2023, são estimados cerca de 220 mil novos casos. Quanto ao câncer de pele melanoma, o mais grave, o número de casos novos estimados é de 8.980.

Os principais fatores de risco para o câncer de pele estão relacionados com a exposição prolongada e repetida ao sol, especialmente entre as pessoas que possuem pele clara, olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou que são albinas.

Entre os principais sintomas estão: surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Diante de qualquer um desses sinais, é importante buscar o médico. Para prevenir a doença, é importante usar protetor solar diariamente com replicação a cada duas horas, roupas protetoras, chapéus e óculos escuros.

Serviço
Mutirão para avaliar suspeitas de câncer de pele em Uberlândia
Dia: 02/12 (sábado)
Horário: 9h às 15h
Local: Hospital do Câncer em Uberlândia - Av. Amazonas, 1996 - bairro Umuarama
O serviço é gratuito e não é necessário agendar.