Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Livro desvenda os impactos da era digital no Judiciário

Publicado em 10/06/2024 - 16:21 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

A obra de autoria do CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, oferece uma análise profunda e cirúrgica dos desafios e oportunidades que a tecnologia apresenta para o futuro da justiça

Em um mundo em constante transformação tecnológica, o sistema judicial não fica imune às mudanças. Diante desse cenário, o especialista em Contratos, perito em Auditoria e Inteligência Probatória para Processos Judiciais e CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, lança o livro “Evolução Tecnológica e Impactos no Judiciário”. A obra, já disponível na Amazon, oferece uma análise profunda e cirúrgica dos desafios e oportunidades que a tecnologia apresenta para o futuro da justiça.

“A tecnologia está revolucionando todos os setores da sociedade, e o Judiciário não é exceção”, afirma o CEO da EvidJuri, com sede em Uberlândia (MG). “Nosso objetivo com este livro é fornecer aos operadores de direito, estudantes e ao público em geral uma visão completa e atualizada dos impactos da Era Digital na justiça”.

O livro mergulha em uma variedade de temas relevantes, desde a importância da ética, moral, bioética e biodireito no cenário jurídico contemporâneo até os obstáculos enfrentados na busca pela verdade em uma era tecnológica em constante evolução.

Explora-se também o impacto das tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain, nos procedimentos judiciais, bem como as oportunidades que essas inovações oferecem para a desburocratização e eficiência do sistema jurídico, assim como o papel da cultura de provas e o dever de protagonismo das partes em litígios, buscando provas, procedimentos e verificações antes ou durante qualquer etapa do processo judicial.

Além disso, são considerados os desafios pertinentes relativos à segurança jurídica e à proteção de dados no contexto digital, evidenciando a necessidade de adaptação e regulamentação para garantir um ambiente jurídico confiável e resiliente.

“Evolução Tecnológica e Impactos no Judiciário” conta com a colaboração de um tempo de renomados coordenadores, pesquisadores e escritores, como Michel Canuto de Sena, Ricardo Padovini Pleti Ferreira, entre outros. Juntos, os autores e coordenadores apresentam um panorama completo e aprofundado das transformações em curso no sistema judicial, convidando o leitor a uma reflexão crítica sobre o futuro da justiça na Era Digital.

“Acredito que este livro é uma ferramenta essencial para todos aqueles que desejam compreender as implicações da tecnologia para o futuro do Judiciário”, ressalta Cruvinel.  “Espero que ele contribua para o debate sobre o uso responsável da tecnologia na busca por um sistema judicial mais justo, eficiente e transparente.”

Sobre o autor
Sthefano Scalon Cruvinel é especialista em Contratos pela FGV. Empreendedor de Tecnologia e Direito. Presidente do Grupo Cruvinel e CEO da EvidJuri, hoje o maior escritório de Perícias do Brasil. Especialista em Tecnologia com certificado internacionalmente. Único participante brasileiro do estudo internacional da Duke University dos EUA sobre Licenciamento Indireto de Software e considerado Amicus Curiae em Tecnologia (Software, Sistemas e Tecnologia) pela alta envergadura e propriedade no tema, incluindo os detentores do maior portfólio de ações judiciais do Brasil do segmento. Especialista em Business Intelligence (BI) e Business Analytics (IA). Estrategista para Produção Antecipada de Prova utilizando a técnica de Discovery (Juízo de Admissibilidade Probatória aplicada nos EUA). Foi precursor, no Brasil, em identificar Contratos e Projetos de Tecnologia sob a ótica da obrigação de resultado, tese que foi ratificada no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em 2020, modificando o entendimento geral sobre Contratos de Tecnologia no Brasil.

Sobre a Evid Juri
A EvidJuri é reconhecida como o maior escritório de Perícia Judicial do Brasil, contando com um histórico de mais de 20 mil processos analisados ​​e 6.300 auditados. Com uma assertividade superior a 90% em Laudos Periciais, Sentenças e Recursos, a empresa se destaca pela excelência e precisão técnica no cenário jurídico nacional. Especializada em inteligência probatória e auditorias técnico-processuais, a EvidJuri oferece suporte estratégico a litígios, empregando metodologias exclusivas para maximizar indenizações e potencializar as chances de sucesso em processos judiciais.

A EvidJuri, além de ser o maior escritório de perícias judiciais do Brasil, é também referência nacional em ações de Tecnologia e detém o maior portfólio de ações judiciais contra empresas de TI e Telecom do Brasil, as ações são consideradas as mais complexas da atualidade.