Outubro é mês das crianças e de matrícula escolar
Publicado em 04/10/2024 - 16:42 Por Cristiane GuimarãesPsicopedagoga com 36 anos de experiência alerta para critério que deve ser considerado na escolha da escola ideal.
O período de matrícula escolar está se aproximando e para quem deseja acertar na hora da escolha, aqui vão algumas dicas dos principais critérios a serem considerados para encontrar a escola ideal para seu filho (a).
Mas, afinal, existe escola ideal?
Quem responde à pergunta é a psicopedagoga, especialista em neurodesenvolvimento infantil, Esther Guimarães, que há 36 anos dirige a Escola da Cidade, referência em ensino infantil e fundamental em Uberlândia (MG).
Segundo a especialista no assunto, quando os pais estão à procura de uma escola para seus filhos, costumam levar em conta aspectos como localização e valores de mensalidades. Além disso, podemos citar o horário das aulas e a alimentação oferecida na escola, a metodologia e a equipe de profissionais, ou ainda aspectos relacionados ao acolhimento e inclusão da diversidade.
No entanto, segundo Esther, há um quesito fundamental que geralmente não está na lista das famílias.
Após quase quatro décadas acolhendo famílias em busca do melhor ambiente escolar, a diretora conta que na hora da matrícula é inquestionável a importância de escolher uma escola cujos valores se alinhem com os da família.
“Se somos uma família mais tradicional, que gosta de uma educação mais “conteudista”, eu vou ter que procurar um modelo de educação que vá atender a esse meu objetivo. Contudo, se a gente se preocupa com um modelo de escola mais inovador, que está atento às necessidades individuais da criança, que faça uma escuta ativa das necessidades da família, precisaremos refletir se a escola é adequada ao momento atual pelo qual estamos passando”, explica.
De acordo com a psicopedagoga, o mais importante é garantir que a criança se desenvolva plenamente. “E nesse sentido, a coerência entre os valores da família e da escola vai colaborar também para que a criança se sinta segura e tranquila”, completa.