Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

People Analytics: 60% das empresas buscam líderes centrados em pessoas

Publicado em 22/05/2024 - 19:38 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Diretor-executivo de empresa de Gente e Gestão explica a importância de usar dados na gestão de pessoas

Você está familiarizado com o People Analytics? Sabe como implementar essa estratégia de maneira  eficiente no seu ciclo de Gente e Gestão?

Baseada na coleta, organização e interpretação de dados, a metodologia pode ser adotada e  aprimorada por meio de diferentes tecnologias e sistemas de gestão. O objetivo é avaliar características e tendências sobre os colaboradores, favorecendo a tomada de decisões mais  assertivas e eficazes sobre os profissionais da organização.

Como demonstra a pesquisa da NTT DATA, intitulada “People Analytics: decifrando o novo  comportamento do colaborador digital”, 60% das organizações pesquisadas afirmam que a  consolidação de uma liderança centrada em pessoas, autêntica, empática e flexível é uma prioridade.

Para Robson Barbosa, diretor-executivo da Selpe Gente e Gestão, “cada vez mais os colaboradores  têm buscado se conhecer e aprimorar suas competências técnicas e socioemocionais no contexto  corporativo, visando alcançar maior realização, felicidade no trabalho e crescimento profissional. Para  esse desafio, o People Analytics suporta o RH e lideranças com dados para guiar processos de  desenvolvimento e tomadas de decisão”.

Em conjunto com outras estratégias de assessment, o People Analytics também é importante para o  progresso do negócio. Afinal, é possível obter uma compreensão mais profunda do comportamento e  do desempenho dos profissionais em diferentes momentos de sua jornada na companhia.

Com esses resultados, é possível identificar padrões e oportunidades de melhoria, promover o  alinhamento comportamental à cultura do negócio e o desenvolvimento dos funcionários.

“Ao compartilhar as informações obtidas com o talento e time, é possível pensar medidas proativas  para promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e com planos de desenvolvimento  de carreira para atrair e reter os melhores profissionais do mercado”, concluiu o gestor.

Sobre a Selpe Gente e Gestão 
A Selpe é uma consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional, 58 anos de mercado e escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste, a  empresa oferece soluções e tecnologias em executive search para posições estratégicas e de liderança  nas organizações; em atração, seleção e desenvolvimento de líderes e equipes; e em projetos de  gestão personalizados. Além disso, atua no planejamento e execução de programas de trainee e  estágio e na contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos  de negócio.