Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Presencial x Home Office: diretor explica sobre os modelos de trabalho e destaca as vantagens para os colaboradores

Publicado em 12/12/2023 - 15:12 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Desde a pandemia, o mercado de trabalho passou (e ainda passa) por transformações significativas.  Uma delas foi a ascensão e adequação de alguns modelos de trabalho, como o home office e o  presencial. A escolha entre eles tornou-se crucial para muitos profissionais, pois ambos os modelos  oferecem vantagens distintas, permitindo que os trabalhadores moldem sua jornada profissional de  acordo com suas preferências e necessidades. Robson Barbosa, Diretor Executivo da Selpe Gente e  Gestão, explica as principais diferenças entre home office e trabalho presencial, destacando os  benefícios específicos que cada modalidade oferece aos colaboradores. 

Home office, trabalho presencial ou híbrido? 
O home office emergiu como uma alternativa viável e, em alguns casos, preferível para profissionais  de diversas áreas. Para Robson, uma das principais vantagens é a flexibilidade proporcionada aos  trabalhadores, eliminando a necessidade de deslocamento diário. Com isso, o home office contribui  para a economia de tempo e proporciona ao colaborador mais autonomia na gestão de sua rotina. “A  capacidade de gerenciar o próprio tempo e espaço de trabalho permite que os profissionais se  concentrem em suas tarefas de maneira mais eficiente e personalizada”. Entretanto, o fato de estar  100% remoto pode provocar um distanciamento ou não engajamento na cultura organizacional, maior  dificuldade na comunicação e, para aqueles que não possuem uma capacidade de autogestão e  disciplina, pode impactar em uma perda de produtividade.

Por outro lado, o trabalho presencial destaca-se pelo contato direto e as interações face a face. Além  disso, a estrutura do escritório oferece um ambiente dedicado ao trabalho, proporcionando uma  maior integração com a cultura organizacional. “A comunicação instantânea e a construção de  relacionamentos sólidos são cruciais para muitas organizações, e o ambiente do escritório  proporciona um cenário que favorece essas interações. A colaboração espontânea, a troca de ideias e  a construção de relações de confiança são aspectos que também são reforçados aumentando o  engajamento”, explica Robson. 

Diante das diferentes vantagens oferecidas pelo home office e pelo trabalho presencial, muitas  organizações estão adotando o modelo híbrido. Essa abordagem procura integrar o melhor dos dois  mundos, permitindo que os profissionais alternem entre o ambiente do escritório e o conforto de seus  lares.

O Diretor Executivo menciona que o modelo híbrido visa maximizar a flexibilidade, promover a  colaboração e atender às preferências individuais. Alternar entre o trabalho presencial e remoto  permite que os profissionais desfrutem das vantagens específicas de cada modalidade, mantendo, ao  mesmo tempo, a coesão da equipe e a cultura organizacional. “A escolha entre o home office e o  trabalho presencial é uma decisão das empresas que devem levar em conta a estratégia do negócio,  as preferências individuais dos colaboradores, da natureza do trabalho e da cultura de cada empresa.  O mais importante é manter o diálogo contínuo entre empregadores e funcionários para adaptar e  aprimorar esses modelos, garantindo que atendam às necessidades mutáveis do ambiente de  trabalho. Para que isso aconteça da melhor forma, é possível contar com o apoio de algumas  tecnologias, como a que temos na Selpe, que são capazes de mapear qual o melhor modelo de  trabalho de acordo com o perfil do colaborador”, finaliza Robson. 

Sobre a Selpe Gente e Gestão 
A Selpe é uma Consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte (MG), Contagem (MG),  Conselheiro Lafaiete (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE), a empresa oferece soluções estratégicas para recrutamento e seleção, desenvolvimento de líderes e equipes, planejamento e  execução de programas de trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para  empresas de todos os segmentos de negócio.