Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Uberlândia: ENGIE fecha 2023 renovando Certificação ISO 9001 e 14001

Publicado em 29/01/2024 - 09:51 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, empresa encerra 2023 com conquistas notáveis e ótimas perspectivas para 2024

Nos meses de outubro e novembro, a ENGIE passou por auditorias interna e externa de manutenção do certificado ISO 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente). Essa certificação é uma exigência da Prefeitura no âmbito do contrato vigente.

Os levantamentos  abordaram temas importantes, que vão do  Planejamento Estratégico, Análise de Risco, Controles Ambientais e Rotinas de Operação e Manutenção do Sistema de Gestão até questões ligadas ao atendimento e requisitos legais, entre outros aspectos relevantes. A auditoria externa foi bastante minuciosa, verificando detalhes e evidências dos processos de Operação e Manutenção. O resultado foi positivo, com zero  registro de não conformidades e indicação de oportunidades de melhorias.

Para o Diretor de Operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha, essa conquista não apenas fortalece a parceria com a Prefeitura, mas também destaca a dedicação da parceria público-privada (PPP) em manter altos padrões em suas operações.

“Reconhecemos a importância da auditoria não apenas para o cumprimento contratual, mas como uma ferramenta valiosa na identificação de oportunidades de melhoria em nossos processos”, pontua  Cunha.

Nos próximos meses, a ENGIE se compromete a avaliar e desenvolver essas oportunidades, reforçando o compromisso contínuo com a excelência operacional e a busca constante por melhorias significativas.

Retrospectiva 2023
O resultado da auditoria corrobora o sucesso da PPP de Iluminação Pública firmada entre a ENGIE e a Prefeitura de Uberlândia há 3 anos, e fecha 2023 com chave de ouro, com ótimas perspectivas para 2024.

Este foi um ano marcado por importantes conquistas, com impactos positivos para a  cidade e a vida de seus cidadãos, conforme mostram alguns números registrados:

  • Mais de 82 mil luminárias antigas substituídas por lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas e sustentáveis;
  • Operação e manutenção de mais de 90 mil pontos de luz;
  • Investimento de aproximadamente R$ 82 milhões, podendo chegar a R$ 90 milhões com recursos levantados com a emissão de debêntures;
  • Geração de 60 empregos verdes na cidade, reforçando o compromisso da ENGIE com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico local.

O destaque fica para a expansão e modernização do parque de iluminação, com vias, praças e pontos turísticos mais iluminados, proporcionando maior segurança, valorizando ativos e embelezando o município.

Espaços culturais ganharam iluminação especial, ressaltando a rica história da cidade. Essas iniciativas não apenas reforçam o sentimento identitário dos uberlandenses, como  também contribuem para a qualidade de vida dos habitantes.

A resposta ao trabalho realizado ao longo desses anos  ficou registrado na  pesquisa de satisfação, feita em agosto,  quando 77% da população afirmaram estar satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado pela ENGIE, refletindo o compromisso da empresa em ouvir e atender às necessidades da comunidade.

Somado a essas conquistas, há o ganho sustentável, com a redução de  mais de duas mil toneladas de emissões de CO2 em Uberlândia, e o apoio a diversos projetos sociais, mostrando a preocupação e o engajamento da empresa com as questões ambientais e sociais.

Encerrando 2023, a ENGIE ainda assumiu a responsabilidade pela iluminação de fim de ano, por meio do projeto Caminhos do Natal. Em diversos pontos da cidade foi possível sentir a atmosfera festiva e acolhedora proporcionada não só  aos moradores de  Uberlândia, como também aos turistas que passaram por Uberlândia.

“Nosso sentimento é de gratidão  à comunidade de Uberlândia, à Prefeitura e a todos os envolvidos nos resultados colhidos. E, para 2024, reafirmamos nosso compromisso contínuo de contribuir para um futuro melhor para esta cidade e seus cidadãos ”, finaliza Marcus Cunha.

SOBRE A ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.

No Brasil, a ENGIE é empresa líder em energia renovável, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.

ABOUT ENGIE
ENGIE is a global reference in low-carbon energy and services. With its 96,000 employees, its customers, partners and stakeholders, the Group is committed to accelerate the transition towards a carbon-neutral world, through reduced energy consumption and more environmentally-friendly solutions. Inspired by its purpose (“raison d’être”), ENGIE reconciles economic performance with a positive impact on people and the planet, building on its key businesses (gas, renewable energy, services) to offer competitive solutions to its customers.

In Brazil, ENGIE, leader in renewable power generation in the country, operates in generation, commercialization and transmission of electric power, gas transport and energy solutions. With 2,600 employees, ENGIE has an installed capacity of approximately 10 GW, of which 100% is from renewable sources.