Uberlândia Shopping recebe exposição inédita "Os Gigantes da Era do Gelo'
Publicado em 19/07/2023 - 17:25 Por Cristiane Guimarães
Acervo com 25
esculturas que remetem ao período glacial pode ser apreciado pelo público,
gratuitamente, a partir de 4 de agosto
Entre os dias 4 de agosto e 15 de outubro, o Uberlândia Shopping receberá a exposição educativa inédita ‘Os Gigantes da Era do Gelo’, com 25 imponentes réplicas de espécies pré-históricos que habitaram o planeta e foram extintos há 11 mil anos, quando ocorreu a última era glacial.
Em tamanho real, criaturas como o mamute, rinoceronte-de-chifre-grande, urso-das-cavernas, macaco gigante, tatu gigante, tigre-dente-de sabre, crocodilo gigante, gambá, entre outros estarão à mostra pelos corredores do empreendimento.
Entre as preciosidades estará o
mamute (Mammuthus), mamífero da mesma família dos elefantes, que foi extinto há
mais de 10 mil anos. Eram considerados animais sociáveis, já que viviam em
grupos. Suas presas de marfim, tromba e tamanho exuberante são suas principais
marcas. Algumas espécies podiam alcançar 3 metros de altura e 3,5 de
comprimento e pesar seis toneladas.
Uma das feras que também chamará atenção do público é o urso-das-cavernas que viveu durante o Pleistoceno e seus fósseis foram encontrados em países da Ásia e da Europa. Ele pertence à subfamília Ursinae e o seu parente atual mais próximo é o urso-pardo. Em 2020, uma carcaça de urso-das-cavernas mumificado foi encontrada na Rússia. Esse é o único achado dessa espécie com preservação total dos tecidos moles, inclusive com o nariz ainda intacto. Posteriormente, um filhote de urso-das-cavernas bem preservado também foi encontrado.
Outro animal gigante que comporá a exposição será o Crocodylus anthropophagus, imenso crocodilo que viveu durante o Pleistoceno na África. Ele pertence ao mesmo grupo que os crocodilos atuais, a família Crocodylidae, porém é maior do que os seus parentes atuais, ultrapassando os sete metros de comprimento. Seus fósseis foram encontrados na Tanzânia, em um local que também preserva muitos fósseis de outras espécies de hominídeos, como Paranthropus boisei e Homo habilis. Curiosamente, alguns desses fósseis de hominídeos possuem marcas de mordidas do Crocodylus anthropophagus.
Quem também garantirá presença
será o tigre-dente-de-sabre, com seus caninos extremamente avantajados e
saltados para frente. Tinha 1,20 de altura nos ombros.