Unimed Uberlândia realiza curso de capacitação para equipe de enfermagem obstétrica
Publicado em 07/08/2024 - 18:25 Por Cristiane GuimarãesA Unimed Uberlândia, em parceria com o Instituto Rennace, promoverá um curso de capacitação direcionado às equipes de enfermagem que atuam no atendimento a gestantes e recém-nascidos na Linha de Cuidado Materno Infantil da cooperativa. O objetivo é aprimorar práticas e promover atualização profissional na assistência ao parto e nascimento. O encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, das 8 às 18 horas, no Union no Espaço Mais Unimed na Av. Paulo Gracindo, 15 - Morada da Colina.
O curso será ministrado pela médica obstetra Dra. Márcia Aires e pela professora da Universidade Federal de Uberlândia, Efigênia Freitas, enfermeira obstétrica pós doutoranda na Universidade do Porto Portugal. A capacitação abordará temas fundamentais para a melhoria do atendimento obstétrico. Entre os tópicos estão:
- Assistência de Enfermagem no Período do Trabalho de Parto: Técnicas de avaliação, acompanhamento e intervenções necessárias para assegurar uma progressão adequada do parto.
- Assistência no Pós-Parto Imediato e a "Golden Hour": A importância do contato pele a pele e da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido.
- Prevenção e Manejo de Hemorragia Pós-Parto: Protocolos e técnicas para a prevenção e tratamento eficaz da hemorragia pós-parto.
- Cuidados nas Primeiras 48 Horas do Pós-Parto: Monitoramento e intervenções essenciais para garantir a saúde da mãe e do bebê.
De acordo com a enfermeira obstétrica Efigênia Freitas, a importância deste curso está na qualidade da assistência que é prestada e recebida. “Toda equipe de enfermagem deve estar atualizada quanto a definição dos seus papéis em cada fase do trabalho de parto. Isso garante uma assistência de qualidade, digna, respeitosa e segura para todas as mulheres, seus bebês e sua família”, afirma.
O modelo colaborativo de assistência oferecido pela Unimed Uberlândia e Instituto Rennace recebeu, em junho deste ano, prêmio internacional da Universidade do Porto durante o Congresso Saúde Materna e Obstétrica realizado em Portugal.
A Linha do Cuidado Materno Infantil da cooperativa reúne um conjunto de ações que se iniciam com a captação da gestante na rede prestadora de serviços de saúde e segue com o acompanhamento durante o pré-natal, parto e puerpério. Neste percurso chamado de “Jornada da Gestante” é realizado a estratificação de risco da gestante, e desenvolvido um plano de cuidado de acordo com as suas necessidades. Nesta jornada são apresentados à futura mamãe e familiares, um novo modelo de abordagem integrativo e participativo, sempre baseado nas práticas definidas pela Medicina Baseada em Evidências, sendo todo o percurso de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Saúde (ANS), e o Programa Parto Adequado.