Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Imóvel: comprar ou alugar?

Publicado em 01/12/2021 - 00:22 Por Fernando Agra
destaque
Créditos da imagem: Fernando Agra (2021) - Acervo próprio.

                    Muitos me perguntam se é mais vantajoso morar de aluguel ou comprar um imóvel. Outros me perguntam se é válido contrair um financiamento (endividar-se) para comprar um imóvel. E eu costumo dizer que não tenho uma resposta precisa para nenhuma dessas questões e que cada situação precisa ser analisada individualmente.

                Para os mais jovens, que ainda estão construindo a carreira profissional e não têm certeza onde se estabelecerão profissionalmente, eu não recomendo a compra de um imóvel (a não ser que esse jovem seja afortunado). Uma vez que ele pode mudar de cidade (de Estado ou até de país, em busca de melhores oportunidades) e imobilizar capital num ativo que não possua boa liquidez não é uma boa opção, ou seja, caso ele queira se desfazer do imóvel de modo rápido, talvez ele terá que vendê-lo por um preço bem abaixo do mercado. Então, nesse caso, o aluguel será uma melhor alternativa.

                Por outro lado, para as pessoas que já estão estabelecidas profissionalmente numa determinada região, a compra de um imóvel é recomendada. O indivíduo não precisará pagar mais o aluguel, nem ficará sujeito a reajustes nos mesmos a bel-prazer da oferta e da demanda do mercado imobiliário, nem precisará mais se preocupar com mudanças (que dá um baita trabalho arrumar e desarrumar caixas e mais caixas, além do custo da mesma) e poderá decorar o imóvel de acordo com as preferências da família. É importante lembrar que quem optar por comprar um imóvel para moradia está adquirindo um bem de consumo e não fazendo um investimento, como muitos pensam.

                Uma vez decidida a compra, a melhor situação é quando se pode pagar à vista. Se não for possível, quanto maior o montante da entrada através de recursos próprios e do saldo do FGTS, melhor. Pois todo financiamento é uma dívida e o indivíduo somente pode se considerar dono do imóvel quando quitá-lo. Enquanto pagar as prestações, ele tem que saber que o imóvel é da instituição financeira que financiou e ele é inquilino dessa instituição. Em suma, quanto menor a parcela financiada e quanto menor o prazo do financiamento, menor será a o endividamento.

                Em suma, caso você esteja pensando em comprar um imóvel, analise a sua situação para que a sua decisão seja a melhor possível.           

;

Tags: Imóvel, aluguel, financiamento.
 Fernando Agra Fernando Agra
Finanças Agradáveis

Fernando Antônio Agra Santos é palestrante e consultor nas áreas de Finanças Pessoais (Educação Financeira e Aplicações Financeiras). É Economista pela Universidade Federal de Alagoas e Economista da Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Professor da Universidade Salgado de Oliveira, Professor Visitante dos MBA´s da UFJF (todas em Juiz de Fora - MG) e Professor de Educação Financeira do Colégio Machado Sobrinho.

Leia também: Benedita (carinhosamente mãe Biu): uma lição de amor!