A organização é o primeiro passo para melhorar sua vida financeira
Publicado em 26/05/2022 - 08:27 Por Priscilla MundimSe você topou o desafio do “Gestão de Casa” que eu lancei aqui no início do mês de maio, com certeza, suas contas fixas e variáveis já estão relacionadas.
Não importa se você fez essa listagem em um caderno, bloquinho, no celular ou em uma planilha do computador. O importante é que isso tenha sido feito e que você esteja ciente de tudo aquilo que gastou durante o mês de maio.
Dentro das despesas fixas, eu vou relacionar novamente aqui embaixo alguns exemplos. Veja quais encaixam aí na sua realidade e, se você ainda não deu esse passo, faça a sua lista daquelas contas que vencem todos os meses e que têm os mesmos valores. Vamos lá:
Aluguel
Condomínio
Energia
Água
Prestação carro
Escola filho
Plano de Saúde
Internet
Celular
Academia
Nas despesas variáveis, depois de anotar os gastos diariamente, o “Gestão de Casa” pediu para você criar as suas categorias de consumo, assim:
Alimentação: supermercado, sacolão, padaria, comida fora de casa
Transporte: ônibus, combustíveis, estacionamento
Lazer: barzinhos, clubes, boates, cinemas
Saúde: medicamentos
Cuidados pessoais: cosméticos, manicure, cabeleireiro, vestuário
Outros:
A última tarefa do Desafio, agora no fim do mês, é somar os gastos diários, separá-los por categorias e colocá-los na planilha em "maio".
A grande sacada está em estabelecer os limites para o mês seguinte. Ou seja, assim que você tiver clareza sobre como foram as despesas do mês de maio, você vai definir aquilo que será MANTIDO no mês de junho, aquilo que será REDUZIDO no mês de junho e qual despesa pode ser ELIMINADA no mês de junho também.
Neste link aqui embaixo (que ficará disponível até o dia 1 de junho de 2022), está a planilha que eu utilizo há muitos anos na minha casa.
Ela é uma adaptação da planilha disponibilizada gratuitamente pela Bolsa de Valores na internet. Eu relacionei as despesas que são mais comuns das famílias brasileiras e espero que seja útil para você.
Qualquer dúvida, conte comigo.
Até mais.
Priscilla Mundim
@primundim