Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A Importância Da Comunicação Para O Sucesso Empresarial

Publicado em 15/04/2021 - 23:45 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://asidbrasil.org.br/
Um dos fatores de maior importância, e que se não trabalhado adequadamente pode gerar grandes prejuízos dentro de uma organização é a comunicação. Falhas de comunicação podem gerar problemas seríssimos, com possibilidade de levar colaboradores à total desmotivação, redução de produtividade, falhas de produção e defeitos em produtos, conduzindo empresas até mesmo à falência..

A comunicação desempenha um papel imprescindível no funcionamento e na gestão das empresas,  das pessoas e das equipes, podendo ser responsável pelo sucesso ou fracasso das organizações.
 
Importante se faz lembrar que os líderes possuem uma posição estratégica para a eficiência da comunicação junto às pessoas e equipes. 

Muitos dos problemas existentes em uma empresa são consequência da má comunicação e suas consequências são  identificadas  no ambiente de trabalho, com o surgimento ou aumento dos conflitos. Como resultado, é possível identificar a queda na qualidade dos produtos e serviços. 

Entretanto, a comunicação deve ser utilizada como um valioso instrumento para proporcionar um clima saudável e motivador tanto na equipe quanto na empresa. 

Nas empresas, nem sempre essa troca de informações é feita de maneira eficaz, devido ao próprio volume de trabalho, ao tempo escasso, e à pressão pelos resultados. Essa troca, muitas vezes, não é realizada de maneira satisfatória.

Além desses fatores supra citados, existem obstáculos que podem provocar perdas ou desvios na informação (ruídos na comunicação). 

Esses ruídos podem ser caracterizados como um conjunto de bloqueadores, erros ou distorções que prejudicam a compreensão e o fluxo da informação. 

A comunicação organizacional necessita ser clara e objetiva para que possa evitar distorções na informação e conflitos entre as pessoas e as equipes. 

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

a) Comunicação Verbal 

É a comunicação realizada através das palavras.
Elas são subdivididas em: 
- Comunicação oral: conversas, reuniões presenciais ou virtuais, solicitações verbais, debates, treinamentos presenciais; 
- Comunicação escrita: e-mails, whatsapp, procedimentos, instruções de trabalho; 



b) Comunicação Não-Verbal 

É a comunicação realizada sem o uso de palavras, sejam orais ou escritas. 

Exemplo: 

- Olhar, gestos, sinais, aparência, postura.  






Como podemos observar, é de fundamental importância que o líder não apenas utilize da comunicação verbal para alcançar resultados, mas também fique atento à comunicação não verbal.

Como exemplo temos o seguinte:

- Não adianta um líder solicitar aos seus colaboradores que cheguem no horário, sejam atenciosos, sejam educados, e cumpram os procedimentos internos da empresa através de conversas, reuniões, procedimentos, etc. (comunicação verbal), se ele é o primeiro a não cumprir nada do que solicitou acima, dando um exemplo contrário a tudo que falou. Certamente não alcançará o resultado esperado.
 
O líder deve utilizar a comunicação para:
 
- Melhorar o relacionamento interpessoal e interdepartamental; 
- Ouvir e transmitir reclamações, ideias e sugestões; 
- Dar e receber feedback; 
- Elogiar, incentivar, reconhecer e valorizar os colaboradores; 
- Realizar reuniões reuniões;
- Delegar; 
- Realizar negociações; 
- Compartilhar informações, instruções,  objetivos, metas e resultados organizacionais; 
- Planejar, organizar, w controlar as ações e os resultados. 

A comunicação pode ser realizada de três formas a saber:: 

 1) Agressiva:

- Diz o que pensa;  sua expressão sugere raiva ou falta de respeito, é transparente e às vezes intenso demais em suas reações emocionai, desperta medo e receio por parte dos colaboradores; 

 2) Passiva:

- Sabe ouvir, mas devido a sua timidez e insegurança, raramente se posiciona de forma adequada e com energia, sujeitando à decisão de outras pessoas. o que pode gerar ações indevidas em desacordo com as diretrizes e interesses da empresa; 

 3) Assertiva:

- Firme e claro em sua expressão, demonstrando segurança, preservando os relacionamentos e respeitando seus colaboradores. É respeitado e valorizado pela sua postura. Ponderado, reconhece e respeita os direitos dos outros. Exige na media certa, considerando sempre a capacidade produtiva do colaborador e os recursos disponibilizados.

O líder deve pautar-se por uma comunicação assertiva com sua equipe, de maneira clara, objetiva, segura e respeitosa, demonstrando também atenção e interesse pela opinião e ideias dos colaboradores. 

- Importante se faz lembrar que no momento de se solicitar algo a seu subordinado, ou a alguém que desenvolverá  alguma atividade baseada em seu posicionamento verbal, a informação deverá ser devidamente detalhada e completa o suficiente para que esta pessoa não a interprete de forma parcial ou equivocada. Quando solicitamos algo, nosso subconsciente já possui a formação da imagem e detalhamento que desejamos e ao transmitir tais detalhes acabamos por omitir, inconscientemente deixando de informar detalhes que possam ser importantes para que o interlocutor entenda o suficiente para gerar um resultado de acordo com nossa expectativa.

Veja o exemplo:
 


Se analisar detalhadamente o quadro acima, a primeira imagem, bem como a última, descreve a mesma informação, mas apresentam resultados diferentes. Isto se dá em função da informação detalhada de forma não precisa e adequada no momento inicial.

Geralmente perguntamos ao interlocutor: - Você entendeu?  Geralmente a resposta é “entendi”. 

Quando identificamos um resultado insatisfatório alegamos: - Você não entendeu o que eu pedi!!! Na verdade, nosso posicionamento deveria ser: - Infelizmente não consegui me expressar corretamente, ou pelo menos, não integralmente, quanto ao que eu desejava.

Para evitarmos, ou pelo menos minimizarmos esta possibilidade, devemos pedir ao interlocutor que repita a nossa solicitação a fim de identificarmos se ele entendeu exatamente da forma que desejamos ou pela falta de informação adequada o entendimento ficou deficitário. Com isto temos a chance de corrigir esta falha de comunicação ao identificarmos qualquer não conformidade no entendimento dele.

- Agradecimentos especiais ao sempre amigo Prof. Ricardo Mendonça, que há anos contribuiu significativamente para o conhecimento relacionado ao tema administração e liderança, e cuja amizade e aprendizado agregaram grande valor e conhecimento à minha pessoa.


ATENÇÃO:
- Agora temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos. Uma observação importante: O grupo não se destina a respostas relacionadas a dúvidas, portanto não haverão interações de minha parte ou por parte de minha equipe. o Link para fazerem parte de nosso grupo é: https://chat.whatsapp.com/H1ZOUACghRPFPCQyxdxhF5
Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?