Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A Importrância Do Feedback Para O Sucesso De Uma Empresa

Publicado em 20/04/2021 - 02:04 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://hdrup.com/
Hoje falaremos sobre FEEDBACK!!!
 
Feedback é o processo de fornecer informações a uma pessoa ou equipe, apresentando as expectativas pessoais ou empresariais (conforme o caso), o status atual, e as necessidades ou oportunidades de melhoria, ajudando a melhorar e incentivar o seu desempenho no sentido de atingir os objetivos. 
 
É uma forma de gerar nos colaboradores uma maior aceitação para as melhorias no trabalho e para o desenvolvimento da equipe. 
 
O Feedback pode partir do líder para o liderado, ou ser recíproco (que na maioria das vezes gera um melhor resultado, mas deve ser conduzido por um profissional especializado).
 
No momento do feedback deve-se considerar as seguintes etapas: 
 
 1) Expectativa: - Neste momento inicial deve-se apresentar qual a expectativa em relação às atividades, postura e atitudes profissionais do profissional que estiver sendo avaliado.
 
2) Nível de atendimento: - Neste momento importante definir o nível de atendimento do profissional que está sendo avaliado em relação às expectativas do líder e/ou empresa. Geralmente pode-se avaliar de forma quantitativa, estabelecendo-se uma nota de 0 a 10.
 
3) Reconhecimento: utilizado para reconhecer, valorizar e incentivar as atitudes do profissional avaliado. Neste momento apresenta-se os pontos positivos (elogios) em relação às atividades, postura e atitudes profissionais do profissional que estiver sendo avaliado. Lembrando da frase "Elogie em público, critique em particular", que é uma premissa básica a ser adotada por todo líder que tenha um mínimo de desejo de ser exemplo e conquistar o sucesso. Sempre que possível, os elogios devem ser reiterados perante a equipe, pois é um instrumento de incentivo. Além disso, é importante atentar-se às atitudes das pessoas e valorizar os comportamentos que contribuem com a organização da empresa e com o crescimento profissional da equipe; 
 
4) Oportunidades de melhoria: utilizado para orientar e modificar comportamentos. Sempre deve ser apresentado em particular, atendo-se aos comportamentos profissionais que mereçam uma orientação, e necessitam de modificações.  Deve ser focado na busca de soluções e modificações de comportamentos.  Na busca da melhoria contínua, importante considerar que a busca deve ser pelas não conformidades de processo, sem foco na busca de culpados. Falhas são características passiveis dos seres humanos, e só erra quem faz. O importante é demonstrar que se deve aprender com os erros e não permitir reincidências.

5) Compromissos assumidos: Nada adiante aplicar a ferramenta do feedback se não houver a certeza do entendimento do profissional avaliado, e seu comprometimento para com a melhoria, de forma a buscar o atendimento das expectativas inicialmente apresentadas. Inclusive é importante permitir ao mesmo que se posicione a respeito, uma vez que a visão do líder pode não estar correta. Um exemplo simples é a possibilidade do líder estar exigindo algo do profissional, mas não ter disponibilizados os recursos necessários para que o mesmo pudesse, de alguma forma atingir os resultados esperados. Estes recursos podem ser físicos, temporais e até mesmo capacitação. Cabe ao líder entender que se estiver cobrando algo sem ter disponibilizado os recursos necessários ao desenvolvimento satisfatório do profissional, a falha está em seu processo de liderança, e não no liderado.
 
6) Clima organizacional: - Importante entender que o desenvolvimento adequado das atividades empresariais por parte dos colaboradores também passa pelo nível de atendimento e satisfação do clima organizacional. No momento de aplicar-se o feedback, necessário aproveitar para avaliar se o clima organizacional também está precisando ser melhorado.
 
Acima apresentamos um processo de feedback que deve ser realizado periodicamente com todos os colaboradores de uma empresa, independente no número de profissionais que a compõe. A sugestão é a realização de um feedback 360º, para que possa considerar não apenas o feedback dos líderes para os liderados, mas também dos liderados para os líderes. Na ausência de uma área de RH que possa realizar tal processo, interessante se faz a contratação de uma empresa de consultoria especializada para a realização de tal atividade. O resultado é fantástico a nível de desenvolvimento profissional e empresarial. Hoje uma empresa de consultoria empresarial que tem realizado tal atividade com grande expertise e sucesso é a Treinar Gestão Empresarial, cuja sede se encontra em Juiz de Fora, MG.
 
O líder de sucesso deve utilizar dos conceitos acima para, independente do processo de feedback geral a ser realizado periodicamente como ferramenta de melhoria contínua, proceder a aplicação do feedback como uma prática diária para a comunicação eficaz com seus colaboradores e com sua equipe, evitando as "fofocas", a "rádio peão", e o "telefone-sem-fio". Esses tipos de comunicações prejudicam sobremaneira o bom desempenho das equipes e das organizações, gerando resultados negativos como apresentado em nosso artigo anterior “A importância da comunicação para o sucesso empresarial”. 
 
Uma comunicação clara, limpa, honesta, objetiva e eficaz permite criar um clima de confiança, qualidade profissional, harmonia e prazer em estar no respectivo ambiente de trabalho, bem como o crescimento dos colaboradores como pessoas e como profissionais. 

A partir de hoje, conhecendo a importância deste processo, passe a aplicar diariamente o feedback junto aos seus colaboradores, bem como estabelece periodicamente, de forma semestral ou anual, o feedback 360º para garantir uma comunicação positiva, eficaz e produtiva, que gere retorno satisfatório e o sucesso de sua Organização.

ATENÇÃO:
- Temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos. Uma observação importante: O grupo não se destina a respostas relacionadas a dúvidas, portanto não haverão interações de minha parte ou por parte de minha equipe. o Link para fazerem parte de nosso grupo é:
Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?