Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Ética empresarial. Um diferencial competitivo nos dias atuais...

Publicado em 15/06/2021 - 21:59 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://centralsystem.com.br/
A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

 O termo "ética" deriva do grego ethθs (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social. "A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceites pela coletividade (regras éticas). Em outras palavras, podemos entender a ética empresarial como um conjunto de regras e normas que buscam incentivar o comportamento e ações da organização de modo que esta possa consolidar uma boa conduta e uma reputação positiva visando a sua segurança no mercado.

 Postura ética:

O que é imprescindível considerar quando falamos de ética no ambiente profissional / empresarial?

- Seja honesto em qualquer situação.
- Nunca faça algo que você não possa assumir em público.
- Seja humilde, tolerante e flexível.
- Ser ético significa, em vários casos, perder dinheiro, status e benefícios em prol de não prejudicar alguém.
- Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa.
- Evite criticar subordinados e/ou colegas de trabalho, bem como culpa-los pelas costas.
- Se tiver que repreender ou corrigir alguém, faça-o em particular, cara a cara.
- Ofereça apoio aos subordinados e colegas de profissão. Ouça com atenção. Opine somente se for solicitado.
- Faça o que disser e prometer.
- Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões.
- Foque sempre no processo "Ganha x Ganha x Ganha". (sua empresa ganha, seus colaboradores ganham e,    principalmente, seus clientes ganham).
- Seja exemplo para seus colaboradores, para o mercado e para a sociedade.
- Jamais engane ou tire proveito de seus clientes.

Em resumo:

Crie o código de ética de sua empresa, cumpra-o e faça com que seus colaboradores o conheçam e cumpram.
Ele será um instrumento que orientará o desempenho da empresa em suas ações, bem como na interação com seu público-alvo.

Se cada empresa elaborar seu próprio código de ética, especificando sua estrutura organizacional e a forma correta de atuação dos seus profissionais e colaboradores, estes poderão se orientar pelo mesmo.

Lembre-se: O sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, portanto, são elas que transformam a ética em realidade, incluindo você, empresário. 

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?