Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Os dez mandamentos da qualidade...

Publicado em 06/07/2021 - 00:54 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://gestaoindustrial.com
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE

Conheça os "Dez Mandamentos da Qualidade", criados originalmente pelo estatístico norte-americano Edwards Deming (considerado o pai da chamada Gestão pela Qualidade) e aqui adaptados à nossa realidade.

Eles devem ser adotados não pela simples imposição (o que não funciona) mas pelo entendimento, comprometimento, convencimento, convicção e aceitação de todos.

1 – Total Satisfação dos Clientes

O cliente é a pessoa mais importante para a organização. Tudo que a ele se relaciona torna-se prioritário. A total satisfação dos clientes é a mola mestra da gestão da qualidade. Os clientes são a própria razão de existência de uma organização. A empresa que busca qualidade estabelece um processo sistemático e permanente de troca de informação e mútuo aprendizado com seus clientes transformando este feedback em indicadores de grau de satisfação.

2 – Gerência Participativa

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados.
A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera compromisso de todos com os resultados.
Novas ideias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para o constante aperfeiçoamento e a solução de problemas.
Dar ordens e exigir obediência cega é restringir ao mínimo o potencial do ser humano. No processo de qualidade total gerenciar é sinônimo de liderar, e liderar significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidade, delegar competências, motivar, debater, ouvir sugestões, compartilhar os objetivos, informar, transformar grupos em verdadeiras equipes.
É preciso eliminar o medo e passar a ouvir os subordinados.

3 – Desenvolvimento de RH

As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Podem até ser controladas através de normas rígidas, supervisão e fiscalização, mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho e na organização em que trabalham.
Programas de incentivo, motivação e treinamento podem propiciar ao empregado o sentimento de orgulho e satisfação em trabalhar na organização, mas não se esqueça, como seres humanos possivelmente suas necessidades e expectativas serão individuais e diferentes um dos outros portanto considere isto ao desenvolver ações e planos voltados para melhoria da automotivação.

4 - Constância de Propósitos

A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na Organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática até que a mudança desejada se torne irreversível.
É preciso persistência e continuidade. Os colaboradores podem ser como nossos filhos, ou seja, o aprendizado e consciência dependerão das instruções e treinamentos de forma continua e muitas das vezes através da repetição. 
O papel da administração é fundamental no acatamento e na prática dos mandamentos da Qualidade Total. É preciso ter coerência nas ideias e transparência na execução de projetos. 

5 – Aperfeiçoamento Contínuo

Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade, com o contínuo aperfeiçoamento, é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.
Não há mais espaço para acomodação, passividade, submissão, individualismo ou paternalismo.
O processo empresarial está comprometido com a implantação de uma cultura de mudança, de contínuo aperfeiçoamento.
Quando a empresa oferece mais do que lhe é cobrado, acaba por superar as expectativas e ganha a admiração dos clientes. 

6 – Gerência de Processos

A empresa é vista como um grande processo em que cada um busca atender às necessidades dos que recebem os serviços / produtos formando cadeias de clientes e fornecedores. Este grande processo se divide em processos mais simples até a tarefa individual. Entra aí o conceito de cliente / fornecedor interno até o atendimento das expectativas do cliente externo, ou seja: 
Exemplo:
- Em uma fábrica de sapatos quem corta o couro é fornecedor de quem o costura (cliente) que por sua vez é fornecedor de quem executa a próxima etapa do processo e assim sucessivamente.

7 – Delegação

O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um.  É fundamental delegar atribuindo responsabilidades, mas de forma coerente e eficaz, ou seja, transferir poder e responsabilidade a pessoas que tenham condições técnicas e emocionais para bem assumir o que lhes for delegado. Há, não se esqueça que de nada vale delegar responsabilidades se não disponibilizar todos os recursos necessários para a realização do que se propõe.

8 – Disseminação de Informações

A implantação da Qualidade tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa, considerando-se é claro o sigilo das informações confidenciais e de relevância estratégica. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os valores, a política da qualidade, os grandes propósitos e os planos empresariais.
A participação coletiva na definição dos objetivos é a melhor forma de assegurar o compromisso de todos com sua execução.
A comunicação com os clientes efetivos ou potenciais é imprescindível. É importante transmitir a eles a ideia de missão da empresa, sua visão, produtos e serviços, bem como a política da qualidade estabelecida.

9 – Garantia de Qualidade

A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização (formalização / padronização) de processos.
Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo aos responsáveis pela execução dos processos identificar o caminho e a forma correta de executá-los.
O registro e o controle de todas as etapas relativas ao processo de produção proporcionam maior confiabilidade ao produto / serviço.

10 – Não Aceitação De Erros

O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de “zero defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes na busca da perfeição em suas atividades.
Desvios podem acontecer, afinal, só erra quem faz, mas devem ser medidos para localizar a causa principal do problema e planejar ações corretivas. Como diz o ditado popular, errar é humano, mas permanecer no erro é...

- Reitero aqui meus agradecimentos especiais ao Prof. Ricardo Mendonça, que há anos contribuiu significativamente para a contextualização deste assunto em diversos pontos aqui abordados.

Reitero ainda o convite para que conheçam a TREINAR    ESCOLA    DE    NEGÓCIOS    A    DISTÂNCIA, e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa. 
Saiba mais clicando no link: Formação de Líderes 5.0

ATENÇÃO:
- Temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos.

O Link para fazerem parte de nosso grupo é:   https://chat.whatsapp.com/H1ZOUACghRPFPCQyxdxhF5

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?