Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Qual a missão de sua empresa?

Publicado em 10/08/2021 - 19:32 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://fgw.edu.br/
A MISSÃO DA EMPRESA

Qual é a missão de sua empresa?  

Para responder a esta pergunta, necessário se faz saber o que vem a ser a "missão" de uma empresa?

A missão é o detalhamento da razão de ser de uma empresa. 

A finalidade de sua existência, o motivo pela qual a Organização foi criada. 

Também deve deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser reconhecida por seus clientes, fornecedores e parceiros.

Em síntese, a missão de uma empresa é a forma de definir e expressar a razão de sua existência, orientando e delimitando a ação da empresa, definindo a que ela se propõe.

No momento de se definir a missão da empresa é necessário levar em consideração os clientes internos e finais, os fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa.

Para facilitar o entendimento, abaixo relacionamos como exemplo a missão de algumas Organizações:

Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!

Harley Davidson – Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.

Mary Kay – Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.

Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!

Treinar Gestão Empresarial – Nossa missão é transformar pessoas e empresas, oferecendo soluções inteligentes e eficazes, que permitam promover o crescimento individual e a evolução das Organizações, através do adequado desenvolvimento de suas pontencialidades pessoais e empresariais.

Para que se possa iniciar o planejamento estratégico de sua empresa, deve-se haver como definições complementares da missão, a visão e os valores da mesma.

VISÃO

A definição de onde a organização quer chegar ao longo de um tempo determinado.

Se Missão é o que eu faço, a Visão é o que eu quero atingir.

Em essência, a visão é o destino final desejado para a organização. Costuma ser um alvo em movimento, mas para funcionar, é preciso ser enxergada com foco. Dos três, a Visão é a que mais pode mudar com o tempo porque, assim que você alcança o que pretendia, muda novamente para um alvo que está logo à frente, sem nunca parar de avançar.

VALORES

Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (onde ela quer chegar), precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão para alcançar o objetivo desejado.

Exemplo: Qualidade, honestidade, ética, etc...

Os valores geralmente não são escritos para o mercado, são feitos para o time.

Os valores são tudo que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer, a sua lei. Você tem uma missão que te faz existir e uma visão de onde quer chegar, mas isso nunca pode ser às custas dos seus valores. 

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?