Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Sua Chama Esta Acesa?

Publicado em 03/03/2021 - 17:52 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: Pr. Uecles Marques
Durante muito tempo empresas de consultoria e treinamento de todo o mundo afirmavam que o segredo do sucesso estaria baseado no CHA (conhecimento, habilidade e atitude).

Em reunião realizada entre consultores da empresa em que sou fundador e principal gestor (Treinar Gestão Empresarial), cujo objetivo era definir temas a serem abordados como conteúdo de um curso de formação de lideres que fizesse a diferença no mercado, chegamos ao consenso de que imprescindível seria inserir dois itens de extrema importância como complemento na busca do objetivo proposto, ou seja, MA (Motivação e amor), o que viria completar este conjunto de requisitos indispensáveis para a definição e alcance do sucesso pessoal e profissional.

Com isto podemos dizer que para um líder atingir o sucesso é necessário que ele tenha a “CHAMA interna acesa”, ou seja, possua conhecimento, habilidade, atitude, automotivação e amor pelo que faz!!!



CONHECIMENTO:  O grande filósofo Platão dizia que o Conhecimento consiste num conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Ou seja, informações ou noções adquiridas pelo estudo e aperfeiçoamento, em todas as formas que se apresentem. Aquilo que o homem absorve através de informações e/ou vivências, que de alguma forma lhe são disponibilizadas ao longo da vida, para um determinado fim ou objetivo. Além disto é ter conhecimento sobre o que for realizar, é saber exatamente o que irá fazer, quais atividades compõem o processo, como deverá realizar as atividades, e principalmente, por que realizá-las. Muitas das vezes, por falta de análise e desconhecimento, realizamos projetos que não nos levam a lugar nenhum e não nos trazem resultados. Perdemos tempo e dinheiro enquanto temos outras necessidades importantes em nossa empresa.

HABILIDADE: É a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou dom, de agir diante de uma tarefa. Desta forma, quanto mais fácil você consegue lidar com uma necessidade, mais habilidoso você é considerado. A habilidade geralmente é conquistada com o aprendizado e treinamento contínuo (experiência), que vai se aperfeiçoando ao longo do tempo, e se torna praticamente automatizada, sem perder a noção da importância da melhoria contínua. Quando o indivíduo chega a este estágio, pode ser considerado uma pessoa hábil em determinado processo ou atividade específica.

ATITUDE: Em nosso foco, uma frase que expressa bem ATITUDE é “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Ter atitude é não procrastinar, é pegar para fazer, ter coragem, pré-disposição, pró-atividade, iniciativa. Em síntese “TER AÇÃO!!!”

MOTIVAÇÃO: Na verdade, como bem diz o professor Godri, ninguém motiva ninguém se a outra parte não quiser ser motivada. Nem Deus, que irá respeitar a sua vontade. O que precisamos é de automotivação. Encontrar em nosso ambiente de trabalho o que realmente nos motiva (e buscar alcançar) e descobrir o que motiva nossos colaboradores (buscando disponibilizar aos mesmos de alguma forma, dentro de nossas disponibilidades como gestores e empresa). Lembrando que cada um terá algo diferente como fator automotivador. Mas isto é tema para outro artigo.

AMOR: Este é sem sobra de dúvidas o mais importante. Quem faz o que ama não trabalha, se diverte!!! Faça o que você gosta. Se não puder fazê-lo, busque gostar do que faz. Em vez de reclamar, pare para pensar e identifique os pontos positivos do seu trabalho. Certamente encontrará, basta olhar com uma visão positiva. Os aspectos que porventura exijam melhorias ou realmente não se encaixem em sua definição de prazer no trabalho, você pode mudar a forma de realizar buscando um meio mais prazeroso, ou delegar. Mas delegar com inteligência e competência. Isto é importante. Agora, se você realmente não gosta do que faz, só reclama o tempo todo, se sente infeliz e torna os demais infelizes, a única sugestão que posso dar é, demita-se. Busque algo que o faça sentir melhor e dê aos seus colegas de trabalho a oportunidade de também e sentirem melhor. Se é o proprietário, contrate alguém competente e que goste da função para fazer este trabalho...

Atenção:
- Agora temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "COLUNA MEGAMINAS - JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos. Uma observação importante: O grupo não se destina a respostas relacionadas a dúvidas, portanto não haverão interações de minha parte ou por parte de minha equipe. o Link para fazerem parte de nosso grupo é: https://chat.whatsapp.com/H1ZOUACghRPFPCQyxdxhF5
Tags: gestão, empreendedorismo, liderança, inovação, gerenciamento, sucesso, empresas, microempresa, 5w2h, planejamento
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?