Colunistas
A parede
Publicado em 19/07/2021 - 09:52 Por Eduardo ZarzaAlguma vez você parou para pensar que uma casa conta a história de quem mora nela? Os gostos, a personalidade, por onde andou, seus afetos e seus desejos. E são nas paredes onde encontramos a parte mais simples e de infinitas possibilidades para fazer uma intervenção e contar uma história, seja ela qual for.
Por vezes investimos muito tempo imaginando como decorar um ambiente, se preocupando com os móveis e a disposição deles, objetos de decoração e esquecemos de elementos já existentes no espaço que podem mudar completamente a percepção dele. É isso que as paredes decoradas fazem, dão personalidade, mudam o clima e o aspecto de um espaço de forma simples.
As paredes, hoje, podem parecer elementos óbvios dentro da arquitetura, mas elas já significaram a grande evolução e o grande conceito avant-garde no modo de construir espaços. Junto da vida sedentária surgiu o conceito da parede e ele revolucionou o conceito de morar, criando uma arquitetura muito mais permanente e mais confortável.
Enfim, sem querer dar uma cátedra da história da arquitetura, voltemos ao assunto, o que fazer com esse tanto de paredes que temos em casa? Pintar? Colocar quadros? Papel de parede? Painel? - please, não! Clica aqui para entender meu lance com os painéis - Revestimento cerâmico? Uma, duas ou todas juntas?
As opções são infinitas, mas não precisa entrar em desespero, apenas perca o medo de ousar na decoração. Pense que nada é para sempre e que tudo pode ser mudado. Hoje os materiais são fáceis de aplicar e retirar, além de ter opções baratas e funcionais. Por isso, veja algumas possibilidades para deixar as suas paredes contar um pouco de quem você é.
Pintura
Pintar uma parede não tem que ser aquela ação tradicional e sem personalidade. Alguns traços e proporções vão dar um visual diferente.
Papel de parede e adesivos de grande formato
Pode-se utilizar papéis neutros e misturar com alguns mais marcantes e ousados, afinal, o céu é o limite! Ele pode ser aplicado em portas e armários para incorporar o móvel ao ambiente. Não tenha medo, vai dar certo!
Quadros, fotos, pratos, espelhos e similares
Tudo o que você quiser, pode virar um objeto de decoração.
Texturas
Taipa, tijolos, pedras, cerâmicas, cimento, etc., o custo-benefício desses materiais é muito bom, porque dispensam a mão de obra para pintura e a necessidade de manutenção constante.
Não existe a escolha certa e o que está na moda normalmente não dá certo para todos, por isso, pense no que faz sentido para você, o que deixa você à vontade no espaço. E pode ser uma cor mais neutra ou outra mais ousada, um monte de fotografias das suas viagens, ou várias lembranças e objetos como, por exemplo, a coleção de pratos vintage da família; ou um papel de parede de flamingos; e pode ser até um grafite, o importante é que a parede fale apenas de você.
¡Hasta luego!