Você cuida bem do seu intestino?
Publicado em 09/06/2021 - 14:34 Por Eduarda VenturaVocê sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro? Ele é responsável pela grande parte da absorção dos nutrientes que precisamos para estar saudáveis, cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino e além disso tudo, grande ele é responsável por grande parte da nossa defesa imunológica, se você possui problemas intestinais, é provável que seu organismo esteja mais vulnerável à invasão de agentes infecciosos, como o Coronavírus.
A defesa do sistema imune está grande parte relacionada à quantidade de bactérias boas presentes no intestino, se o número delas diminuir, a quantidade de bactérias ruins irá aumentar, isso significa que o organismo estará mais suscetível à ação de agentes causadores de doenças.
Outro ponto importante é o uso de medicações que podem destruir essa microbiota como a Ivermectina e Annita (vermífugos). É de extrema importância que se faça uma reposição de dessas ''bactérias boas'' após o uso dessas medicações, o desequilibro da nossa microbiota pode causar doenças inflamatórias como diarreia, intolerância à alimentos (glúten, lactose) e outras doenças relacionadas, como diabetes tipo 2 e distúrbios comportamentais (hiperatividade, autismo, depressão).
Falando em depressão e ansiedade, alguns estudos já relacionam essas patologias ao mal funcionamento do intestino, um estudo publicado na revista Nature mostrou que altos níveis de estresse podem alterar a composição de bactérias intestinais e isso pode desencadear transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.
Aqui vão algumas dicas básicas para você cuidar bem desse órgão tão fundamental para manutenção da nossa saúde:
1- Aumente a ingestão de água e fibras. A base para o bom funcionamento do intestino é uma alimentação natural rica em fibras (25 a 30g / dia) e uma hidratação adequada (0,035 x seu peso)
2- Reduza ao máximo o consumo de álcool.
3- Reduza e evite o consumo de embutidos e excesso de industrializados.
4- Pratique atividade física regularmente.
5- Utilize probióticos quando necessário para uma microbiota mais saudável;
Caso tenha problemas intestinais como diarreia frequente, constipação crônica, algum tipo de intolerância alimentar que te cause desconforto como estufamento e gases, procure ajuda de um profissional. Tratar o intestino vai melhorar toda a sua qualidade de vida e manter sua saúde em dia. Não negligencie um órgão tão fundamental!!
- Envie sua sugestão de tema ou dúvida para contato@eduardaventura.com
;