Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Arthur Xará celebra as raízes em segundo DVD da carreira

Publicado em 13/06/2022 - 16:57 Por Daniel Lopes
destaque
Créditos da imagem: Nayara Amaral


Arthur Xará. Foto: Nayara Amaral/Divulgação

Quando começou sua carreira, o mineiro Arthur Xará tinha como plano seguir o sucesso de artistas que já estavam em alta na música. Com o passar do tempo e da construção da carreira, viu que a melhor estratégia era mostrar o seu estilo próprio. Esta é a grande sacada do seu novo DVD “A Casa é o Cerrado” em que faz uma homenagem ao seu estado (Minas Gerais), ao bioma de sua cidade (Uberlândia) e fala de diversos relacionamentos e amizades que viveu. Tanto é que para a produção deste trabalho, o artista escolheu o produtor Newton Fonseca, amigo de longa data com quem trabalha desde 2015.

“Era importante para mim ter o ‘Newtim’ nesse projeto. Um dos motivos de estar com ele há tantos anos é que ele me conhece. Tenho liberdade para produzir e criar junto. A sonoridade que ele entrega é diferente de qualquer outro produtor do Brasil, pois ele vem com uma linguagem muito popular e diferente, que é o sertanejo. Juntos nós criamos um som muito nosso neste DVD e posteriormente no álbum que será apresentado para todo o Brasil. Criamos uma ligação muito forte, de sairmos juntos, ir pra cachoeira, aniversários de familiares e nos tornamos amigos. Eu estava sem guitarrista fixo e ele se prontificou a tocar comigo, pois curtia muito a minha vibe. Então ele produziu meu show e ficamos tocando até 2017, quando então surgiu o convite pra ele trabalhar e produzir o Gusttavo Lima”, comenta Xará.

A necessidade de impressão de sua marca também ficou mais forte com a pandemia de Covid-19 que o mundo continua a enfrentar. Foi a quarentena que mexeu mais com Xará, que escreveu canções que transitam principalmente pelo universo dos relacionamentos e trata aqui neste conjunto de 7 músicas que compõem o DVD, no que chama de “sua verdade”:

“Acredito que cada trabalho que você finaliza conta uma parte da sua vida e com a idade avançando ocorre um acúmulo de experiências automaticamente, pois você começa a enxergar o mundo diferente. Consequentemente isso fica evidente no trabalho. Quando falo sobre ‘verdade’, é porque antes queria gravar músicas semelhantes aos que estavam fazendo sucesso como Armandinho, Maneva, Natiruts, porém agora juntamente com minha equipe criamos uma identidade tanto nas composições, músicas e a voz que já tinha uma característica própria, sendo que anteriormente algumas músicas não eram composições minhas. Desde o single ‘Entendeu’, todas as composições são minhas, assim o público começa a conhecer e enxergar um pouco a essência, estilo de vida e o verdadeiro Arthur”, explica Xará.

O nome do DVD “A Casa é o Cerrado“ vem pra marcar essa mudança na vida do artista, que tem como intenção deixar registrado que independentemente de onde esteja, ele honra suas raízes: Uberlândia, Minas Gerais e o Cerrado, mesmo que hoje esteja morando em São Paulo.

O primeiro single lançado por Arthur Xará foi Mato Verde, que tem na letra um culto a natureza; já o segundo single Teto de Estrelas traz um ar místico com dupla interpretação será um sonho ou uma relação de fato aconteceu? As duas músicas já vieram acompanhada de clipe, com imagens retiradas do DVD que foram captadas no Parque Municipal Victório Siquierolli em Uberlândia, cidade natal de Arthur Xará e dão esse clima de acampamento em uma serra, com uma casinha de pau a pique e elementos que lembram a cultura mineira.

E a ambiguidade supracitada se encontra em muitas de suas canções, escritas ao lado do parceiro Chapéu (ex-Dias de Truta):

“Esse DVD todo foi composto por mim e por meu grande parceiro Chápeu e algumas faixas outros amigos compositores somaram com a gente, nós somos amigos há muitos anos, porém a pandemia nos aproximou muito e mesmo morando em cidades diferentes, conversávamos diariamente, e compomos em torno de 50 canções, ele é um talentoso músico, cantor e compositor, e com toda certeza aprendi muito com ele. Uma das nossas características na hora de escrever é não entregar de tudo para o ouvinte, e sim deixar que ele possa interpretar da maneira que sentir a canção, então essas ambiguidades são intencionais”, revela Xará.

O projeto conta com o incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, sendo a segunda parte da trilogia de lançamentos que começou com o EP “Som de Caxu” (2021) e termina com o álbum “Som de Fogueira" . O DVD “A Casa é o Cerrado” tem direção geral e de fotografia de Luiz Soufe, direção executiva de Lucas Cordeiro, produção executiva de Fernando Xaulon, direção de Arte de Ju Paiva, edição de Vitor Telles e produção audiovisual da Soufe Cinema.

Capa "A Casa é o Cerrado". Arte: Paulo César da Silva Júnior/Divulgação

Mais sobre Arthur Xará

O mineirês leve, sorridente e cheio de afago. Arthur Xará vem se destacando por sua mensagem astral! Em carreira solo desde 2015, acumula uma discografia vasta com lançamentos ano após ano. Seu excelente relacionamento com artistas do gênero permitiu convites em seus shows como Gabriel, O Pensador, Tati Portella (Chimarruts), Marceleza (Maskavo) e teve seu single “Nega” (2019) produzido pela banda Maneva. Seu single “Entendeu?” (2020) atingiu a incrível marca de 100mil plays no Spotify em um mês após o lançamento, chegando a ser veiculado no Multishow, Bis, MusicBox e Rede Minas. Emanando amor e boas atitudes da vida, sua música amplifica o cerrado: um ótimo show para trazer boas energias!

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/arthurxara/

Facebook: https://www.facebook.com/arthurxara

Youtube: https://www.youtube.com/c/ArthurXar%C3%A1

Tags: musica
 Daniel Lopes Daniel Lopes
Plug Música

PLUG MUSICA: É o seu canal de notícias e novidades pra quem gosta de música. O que você gosta de ouvir, de um jeito diferente, e o trivial de um jeito surpreendente. Plug Música por Daniel Lopes: Uma carreira dedicada ao entretenimento em Rádio e TV, mídias sociais e também a produção artística e de eventos. Há 11 anos no grupo Integração onde é Coordenador Artístico de um pool de 4 rádios (Mix FM Uberlândia, Rádio Cultura FM, Regional FM e Cultura FM Perdizes). Em eventos acumula experiência em produções como Reveillon da Paulista, Fórmula Indy, Carnaval de SP, Festa do Peão de Barretos, Triângulo Music, Timbre e entre outros. Além de assessorar diversos artistas e promover assessoria de promoção para eventos e festivais. Apaixonado por tirar fotos ele gosta principalmente de capturar imagens de shows e espetáculos.

Leia também: [ Vem aí! ] Katy Perry anuncia que lançará novo disco, em breve