A maturidade jovem
Publicado em 06/01/2022 - 11:52 Por Nilson LimaO bom de amadurecer é ganhar mais segurança, mais conhecimento, enfim, ter mais sabedoria. Os jovens, em geral, são afoitos, tem energia, mas ficam inseguros com aquilo que o futuro lhes reserva. A idade pode trazer experiência, ou não. Depende se a pessoa esteve aberta a aprender, durante a sua vida.
Tenho amigos maduros que doam sua vida para ter a tal segurança, mas, perdem a oportunidade de usufruir dela enquanto pode. Na minha modesta experiência, aprendi que devemos buscar uma vida significativa. Viver de verdade o momento presente. A corrida me ajuda a fugir do comum e dar este sentido de vida. Correndo conheci lugares que não conheceria de outra forma, fortaleci laços de amizades que ultrapassaram fronteiras e outros horizontes se abriram.
O simples ato primitivo de correr me faz amadurecer e é o meu modo de seguir adiante. A solidão que sinto quando corro me ajuda a ser mais presente com as pessoas quando estou com elas. Correndo me tornei mais tolerante e aprendi a notar as pequenas coisas da vida. Foi isso que correr me ensinou e assim fez de mim, eu espero uma pessoa melhor. Claro! Correr nem sempre é prazeroso.
É preciso lutar contra a linha tênue do desconforto e a comodidade. Entre encontrar razões nas desculpas da falta de tempo, do excesso de trabalho, prefiro calçar os tênis e sair por aí. A energia vem da vontade de enxergar diferente um novo dia. De pensar que mais coisas interessantes podem acontecer. Minha rotina de viajar e correr maratonas pelo mundo, faz de mim um indivíduo mais produtivo e feliz.
Ninguém precisa ser maratonista, mas é preciso dar o primeiro passo para seguir em frente, isso vale para qualquer idade. Se pudesse escolher entre a sabedoria da maturidade ou a energia da juventude, ficaria com a segunda opção. Acho os jovens cheios de oportunidades, com as suas dúvidas e ansiedades. Mas não tenho essa escolha.
Portanto, do alto do meu conhecimento, tento manter a minha mente jovem e o corpo são, para não perder a energia da juventude. Tem dado certo assim!