Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Edição de vídeo: 5 sites fáceis de usar

Publicado em 29/03/2022 - 11:42 Por Adriano Santanna
destaque
Créditos da imagem: Freepik
Não tem muita habilidade com editores de vídeo complexos, como o Adobe Premiere? Não se desespere! Nem todas as pessoas sabem como utilizar os editores profissionais. Além disso, na internet é possível encontrar sites gratuitos de edição de vídeo e quem podem salvar quem é amador e precisa de edições simples e rápidas.

Nessa lista você confere as melhores plataformas, e o melhor de tudo: com versões gratuitas que são suficientes para atender boa parte dos projetos e sem ser necessário instalar algum programa.

Confira!

1- Clipchamp

Com o Clipchamp, além de poder cortar vídeos, adicionar músicas e efeitos sonoros, silenciar sons e ruídos, é possível também usar templates já prontos e direcionados para a as redes sociais. Entre as opções estão vídeos curtos e comerciais sobre promoções e vendas. É possível alterar o texto e as imagens, personalizando de acordo com a necessidade do usuário. Tudo isso está disponível dentro da versão gratuita.

Uma das limitações dessa modalidade, no entanto, é a exportação de vídeos em qualidade superior. Entretanto, a depender do objetivo do vídeo e também da qualidade com que as imagens foram captadas, a perda de qualidade não é significativa, sendo o Clipchamp, mesmo dessa forma, uma boa indicação. 

2- Canva

Famoso e muito utilizado por leigos nas redes sociais, o Canva é outro aplicativo que oferece templates gratuitos já direcionados para a postagem nas redes. Já na página inicial, ao clicar em “vídeo”, o usuário se depara com várias opções de formatos diferentes, como “vídeo para Facebook”, “anúncio em vídeo para o Youtube”, e “vídeo para TikTok”.  A oferta desses formatos facilita a criação dos vídeos por aqueles que não sabem qual o tamanho de imagem indicado para cada tipo de rede.

Depois de escolher uma opção, de acordo com a plataforma de destino, é possível escolher entre uma variedade imensa de templates personalizados, planos de fundo, e outros elementos criativos e divertidos.

3- YouTube

Muita gente se esquece que além de ser uma plataforma de publicação de vídeos, com o YouTube é possível também realizar edições básicas como adicionar vários vídeos em sequência, colocar transições e acrescentar trilha sonora. Vale destacar que o YouTube possui uma extensa lista de sons e músicas em sua biblioteca, e que são totalmente livres de direitos autorais.

E se quiser editar, mas não publicar o vídeo para todos, é possível salvar de modo privado ou não listado, sendo permitido alterar a configuração de privacidade posteriormente.

4- Online Video Cutter

O Online Video Cutter é focado em cortar vídeos, sendo muito eficiente nessa função. No entanto, com ele também é possível ajustar o tamanho do vídeo, alterar o volume do áudio, estabilizar a imagem e adicionar textos e fotos.

Esse editor se destaca pela praticidade e pela rapidez, sendo ágil também no momento de exportar o vídeo já editado.

5- WeVideo

Para utilizar o WeVideo é necessário realizar um login, podendo ser feito com uma conta do Google. Já com acesso ao site, é possível cortar vídeos, adicionar transições, textos, e outros efeitos extras.

Além disso, assim como outros editores que citamos aqui, também é possível escolher entre uma série de templates já configurados e personalizados.

O WeVideo conta com uma limitação de armazenamento para contas gratuitas. No entanto, já é possível salvar quem precisa de uma edição de emergência. 

Bônus

Está sem acesso a um computador e precisa editar de um smartphone? O aplicativo CapCut com certeza é um dos melhores editores gratuitos disponíveis tanto para iOS, quanto para Android. Com ferramentas importantes fáceis de usar, o aplicativo permite até mesmo a sobreposição de um vídeo em outro, permitindo composições criativas e interessantes.

Agora me conte, quais dessas plataformas você já conhecia e qual vai passar a utilizar?