Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

O Orkut está de volta?

Publicado em 28/04/2022 - 16:50 Por Adriano Santanna
destaque
Créditos da imagem: Reprodução internet.
Nessa quarta-feira, 27, o site orkut.com foi reativado. Quem visita o domínio, encontra uma mensagem extensa de Okut Buyukkokten, criador da rede. No comunicado, Orkut relembra o sucesso da plataforma, que foi criada em 2004 e que se tornou um fenômeno. A rede chegou a contar com 30 milhões de contas apenas aqui no Brasil.

Com seu fim, em 2014, depois de ter sido comprada pelo Google anteriormente em 2008, outras redes sociais tomaram o lugar de destaque da extinta rede social, inspiradas nesse primeiro modelo de sucesso. No entanto, de acordo com a nota publicada pelo Orkut, é preciso priorizar a gentileza e a amizade entre os usuários, sendo críticos ao discurso de ódio na internet. 

O texto, que termina com um “vejo você em breve!” abriu espaço para especulações de que em breve o Orkut como conhecemos estará de volta. No entanto, a rede não deixou claro se uma possível volta seguiria os mesmos moldes de sua versão original ou se estaria repaginada, destacando apenas que está “construindo algo novo”. 

Datas e canais para mais informações não foram divulgados, entretanto, há na página um espaço para que os interessados deixem seus e-mails para receberem novidades.

Vale destacar que o anúncio feito pela rede acontece na mesma semana em que o acordo de compra por US$ 44 bilhões feito por Elon Musk e pelo Twitter foi divulgado. Enquanto na nota o Orkut destaca a prevenção da desinformação, possivelmente por meio de maior controle ao que é publicado, O CEO da Tesla e da SpaceX, já havia informado que “a liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, abrindo brechas para um controle mais sutil do que é postado.

Nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos e entender os caminhos e as transformações pelos quais passarão essas redes sociais.

Agora me conte nos comentários, você voltaria para o Orkut?